O turismo internacional está muito forte

0

De acordo com a última edição do Barômetro OMT Mundial do Turismo, nos primeiros quatro meses de 2014 manteve-se uma forte demanda do turismo internacional. As chegadas de turistas internacionais em todo o mundo cresceram 5% no mundo, a mesma taxa ao longo de 2013. Perspetivas para a temporada alta continua a ser muito positivo. Espera-se que mais de 460 milhões de turistas viajam ao estrangeiro entre maio e agosto de 2014.

Entre janeiro e abril 2014, os destinos em todo o mundo receberam cerca de 317 milhões de turistas internacionais (visitantes que pernoitam), ou seja, 14 milhões a mais que no mesmo período de 2013. Tal crescimento de 5% reforça a forte aumento já registrado em 2013 (5%) e está bem acima da tendência de longo prazo projetado pela OMC para o período 2010-2020 (3,8%).

O crescimento foi generalizado e praticamente todas as sub-regiões registaram aumentos nas chegadas internacionais de 4% ou mais. Regionalmente, o maior crescimento foi observado na Ásia-Pacífico e Américas (+6% em ambos os casos), seguido de perto pela Europa e África (5% em ambos os casos). Ao nível sub-regional, do Norte, do Sul e Mediterrâneo Europa, Norte da África e Sul da Ásia (+8% em todos os casos) tiveram os maiores rendimentos.

A maioria dos destinos compartilhar o crescimento

Ásia e Pacífico (+6%) consolidaram o seu crescimento nos últimos anos, principalmente no Sul da Ásia (+8%) e Nordeste da Ásia (7%).

O crescimento recuperou nas Américas (+6%) e as quatro sub-regiões mostram melhorias consideráveis ​​em comparação com 2013.

Europa, região mais visitada do mundo, que mostrou crescimento continuado em 2013 com o aumento das chegadas de turistas internacionais em 5% até abril. Norte da Europa e o sul do Mediterrâneo (8% cada) tiveram o maior crescimento.

O turismo internacional em África cresceu 5%, como a recuperação continuou a se fortalecer na África do Norte (8%).

Estima-se que as chegadas de turistas internacionais para o Médio Oriente diminuiu 4%, embora este valor deve ser visto com cautela, uma vez que a disponibilidade de dados é limitada.

Em relação aos mercados de origem, dados sobre as despesas do turismo internacional para o primeiro semestre de 2014 indicam que ainda há um forte crescimento na demanda dos mercados emergentes, particularmente a China, Rússia, Arábia Saudita e Índia. Além disso, a demanda por mercados avançados reforça que a situação económica melhore gradualmente, com incentivando o crescimento das despesas de Itália, Austrália, República da Coreia, Holanda, Noruega e Suécia.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta