Vila Real de Santo António acolhe durante o mês de Setembro a exposição “Pioneiros do conhecimento científico do Algarve”. Produzida conjuntamente por dez museus pertencentes à Rede de Museus do Algarve, encontra-se desde Março em itinerância na região, abordando 11 figuras com legados relevantes para o conhecimento científico sobre esta região.
Depois de “Algarve – Do reino à região”, os museus algarvios voltaram a unir-se em torno do projecto comum “Pioneiros do conhecimento científico no Algarve”, o qual incide sobre um grupo de intelectuais que, entre o último quartel do séc. XIX e meados do século XX, procuraram esclarecer e fundamentar os contornos da identidade do país, através do estudo da cultura popular.
O leque de personalidades apresentadas vai de José Sande Vasconcelos a Estácio da Veiga, passando por José Leite de Vasconcelos, Santos Rocha, Ataíde Oliveira, José Formosinho, Estanco Louro, Pe. Manuel Madeira Clemente, Pe. Nunes da Glória, Pe. Semedo de Azevedo e João Grade, homens que se debruçaram sobre as comunidades locais, procurando-se revelar a forma pioneira como estudaram e registaram a paisagem social e cultural do Algarve.
Grande parte destes pioneiros, interessados nas “coisas do povo”, destacaram-se no panorama do fim do século XIX e inícios do século XX, período que se caracterizou pela crescente multiplicação de investigadores locais, expresso na proliferação de estudiosos, de trabalhos de âmbito regional e de museus.
Durante o mês de Setembro a exposição pode ser visitada em:
Cacela Velha, Centro de Informação da Casa do Pároco
De 3 a 12 de Setembro
Terça a Sábado: 11h00 às 18h30
Telef. 281027224
Vila Real de Santo António, Edifício da Câmara Municipal
De 15 a 30 de Setembro
Segunda a Sexta: 9h00 às 17h00
Telef. 281 510000