Imagine-se numa adega vinica, ou no tempo das adegas de bairro, revisitadas num novo conceito…onde chegam vinhos de produtores de diversas regiões, de castas e características diferentes que marcam a região, vinhos verdadeiros e únicos…
Entra, escolhe o tipo de vinho que mais se adequa ao que procura ou segue as sugestões propostas, prova e depois da escolha feita, seleciona o recipiente, que é cheio diretamente de um dos depósitos, de seguida engarrafado, rotulado, etiquetado e selado na sua presença.
No final, é convidado a regressar, trazendo o recipiente escolhido para novamente degustar esse ou outro néctar disponível…um novo conceito, associado à sustentabilidade e à redução de desperdícios…uma experiencia inovadora que se propõe num dos bairros mais emblemáticos da cidade de Lisboa….
É este o conceito da Oficina do Vinho (OV), uma nova loja recentemente aberta no Bairro de Campo de Ourique, em Lisboa, que traz à memória a venda de vinho e azeite a granel, além dos enchidos, dos queijos, entre muitos outros produtos. Este projeto, da Empresa Wine Line Lda, nasceu do empenho de três sócios com uma paixão em comum – o vinho.
São 50 metros quadrados de espaço onde se encontram quatro grandes reservatórios em aço inox cheios de vinho de diferentes regiões e tipos (a começar pelos fundadores e seus parceiros, das regiões do Alentejo e Tejo), existindo ainda vinho de Trás – os – Montes. Mais adiante, oito torneiras com outros vinhos, aguardam a escolha do cliente.
Após a prova, é feita a escolha do tipo de recipiente (garrafas de 1 ou 2 litros ou ainda garrafões de 5 litros), e de seguida assiste ao processo de engarrafamento ou, se pretender, poderá engarrafar o seu próprio vinho seguindo as orientações da OV.
Os vinhos como todos os outros produtos a granel presentes na loja, encontram-se no regime “escolha, sirva-se e leve para casa”, sendo rotativos, consoante a oferta dos produtores.
A Oficina do Vinho, por ser amiga do Ambiente, proporciona a reutilização dos recipientes (com um custo simbólico na 1ª compra), criando assim um incentivo ao regresso e experimentação de outros vinhos, na capacidade desejada.
A nova loja oferece também no formato granel, tomate seco, azeitonas, pickles, diversos tipos de sal, além de pão do dia (desde o Alentejano, de Mafra, broas de diferentes tipos, entre outros) e uma variedade de enchidos, queijos, enlatados, compotas, marmeladas e vinagres, todos oriundos de pequenos produtores que aqui têm mais um canal de venda directa ao público.
A Oficina do Vinho propõe-se ainda desenvolver eventos gastronómicos e de degustação, abertos ao bairro, enquanto conceito de adega, num espaço acolhedor onde se pretende o cliente seja “protagonista satisfeito”.
Oficina do Vinho – Rua Correia Teles., nº22 – A Telef: 21 594 4155
Horário: 2ª a 6ª – 11h00/ 20h00 ; sábados 09h30/ 19h00