Estreia-se este ano o ‘Concurso de Azeite Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro’ (CAVTAD), uma iniciativa que decorrerá por ocasião da 5.ª edição do ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ (FVDS). O concurso acontece nos dias 19 e 20 de Maio, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, e os vencedores são anunciados no Domingo, dia 22 de Maio, pelas 17h00, durante o certame que decorre no ExpoCôa – Pavilhão de Exposições e Feiras de Vila Nova de Foz Côa.
José Gouveia, professor catedrático do Instituto Superior de Agronomia e grande especialista em azeites, é o presidente do júri do CAVTAD, acompanhado pela dupla de directores técnicos Francisco Pavão (da APPITAD – Associação dos Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro) e José Alberto Pereira (da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança). Nesta primeira edição, o júri integra profissionais de referência na área da análise sensorial de azeites virgem, garantindo aos produtores da região uma oportunidade de excepção para mostrar o dinamismo e o potencial da sua actividade.
‘Frutado Maduro’, ‘Frutado Verde’ e ‘Frutado Verde Intenso’ são as três categorias de azeite a concurso, às quais serão atribuídas medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, havendo ainda lugar para duas distinções especiais para os melhores ‘Azeite de Cooperativa’ e ‘Azeite de Quinta’.
As inscrições estão abertas até dia 18 de Maio, sendo que os interessados em participar deverão contactar a Revista de Vinhos / Masemba, através dos contactos de Ana Rita Gonçalves (ritagoncalves@masemba.com ou 215 971 383).
Desde a primeira edição, o ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ tem dado destaque ao azeite, tendo contado com provas comentadas. A adesão e interesse suscitado em edições anteriores por concursos semelhantes, mas com vinho em vez de azeite, esteve na base da ideia de se criar um ‘Concurso de Azeite Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro’, que premiasse e desse a conhecer o que de melhor se produz na região.
O protagonismo adquirido pelo azeite que se manifesta neste primeiro concurso, não deve fazer esquecer o contexto em que ocorre, que é o da celebração de algumas das mais prestigiadas marcas de vinho do Douro feito de 20 a 22 de Maio, em Vila Nova de Foz Côa, terra que recebe pelo quinto ano consecutivo o ‘Festival do Vinho do Douro Superior’. Organizado pelo Município de Foz Côa e produzido pela Revista de Vinhos, este é um evento que em muito tem contribuído para afirmar a cidade como “Capital do Douro Superior” e divulgar esta sub-região como terra de dinamismo e qualidade.
Neste certame de entrada livre, encontram-se stands de mais de 70 produtores de vinho, bem como outros produtos tradicionais e comidas que não deixarão de proporcionar uma excelente experiência de sabores aos visitantes. O programa do festival contará com um colóquio para profissionais do vinho e com provas comentadas, sendo ainda de sublinhar o espectáculo “Jorge Palma & Sérgio Godinho”, que terá lugar dia 21 de maio, sábado, pelas 22h00.