A XVIII Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, que este ano decorre entre 25 e 29 de abril, foi apresentada à comunicação social e ao público em geral, a 3 de março, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, no espaço da Entidade Regional de Lisboa e Vale do Tejo e no espaço da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia lançou o desafio para que todos façam “a ligação entre o Tejo e o coração do Alentejo”, passando “pelos caminhos e pela essência do que é este território entre o Tejo e o Alentejo”. O presidente, Rui Garcia, afirmou que “a organização pretende que, ano após ano, este evento cresça e que os mais de 600 cavaleiros e cavalos que no ano passado chegaram a Viana do Alentejo, sejam superados, assim como os que vão partir da Moita, no dia 25 de abril”. “Fica o convite a todos, para que não percam esta experiência, não há outra igual em Portugal”, concluiu.
A iniciativa contou ainda com a presença de outros representantes da Comissão Organizadora da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo: a Câmara Municipal de Viana do Alentejo, a Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, a Associação Equestre de Viana do Alentejo e o pároco Manuel Manso, de Viana do Alentejo.
A partida da romaria está marcada para dia 25 de abril, pelas 9:00h, na Moita. Os romeiros partem do Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita, rumo à Igreja Paroquial da Moita e, após a bênção da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, seguem para Viana do Alentejo. Pelo caminho, os romeiros vão pernoitar nas localidades de Poceirão, Casebres, Alcáçovas e junto ao Santuário de Nª Srª. de Aires. A chegada a Viana do Alentejo, um dos pontos altos da romaria, acontece por volta das 17:30h, no dia 28 de abril.
A Romaria a Cavalo é um dos maiores eventos equestres nacionais que voltou a realizar-se em 2001, depois de um interregno de mais de 70 anos, recuperando no tempo a tradição dos lavradores da Moita, que se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires, para pedir proteção e boas colheitas.
As inscrições para participar na Romaria a Cavalo podem ser efetuadas através da Divisão de Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal da Moita (Largo Dr. Joaquim Marques Elias, na Moita; telefone 210 816 910).