Orientação: Técnico do CEACO e Rogério Abreu (Comissário da Exposição)
…Organização: DMDSC – Divisão de Património Hístórico e Museológico, Centro de Estudos Arqueológicos do Concelho de Oeiras e Junta de Freguesia de Barcarena
A Estação Arqueológica de Leceia é uma das mais importantes, no seu género, na Península Ibérica e, mesmo na Europa Ocidental. Nela se encontram representadas sucessivas etapas cronológico-culturais, desde o Neolítico final (cerca de 3400-2900 anos a.C.) até ao Calcolítico pleno e final, representado pela emergência da cerâmicas campaniformes, ocupando quase toda a segunda metade do III milénio a. C.
A Exposição Fio da Memória – Operários da Fábrica, situa-nos no mais recente periodo da história da Fábrica da Polvora de Barcarena, entre os anos 50 e 1988, data definitiva do seu encerramento. O Filme construído com base nos testemunhos orais oferecidos pela ultima geração de trabalhadores, a fotografia antiga e comtemporânea, uma parte dos produtos representativos da ultima fase da produção fabril e documentação em papel, constituem o seu corpus material e documental que se articula com os edifícios industriais: Oficinas a Vapor, Edifício das Galgas, Centrais Hidroeléctica e Diesel, e espaço envolvente.
Informações/Inscrições:
Fábrica da Polvora Telf. 210977422 ou 214408796
e-mail : fabricadapolvora@cm-oeiras.pt
Inscrição prévia obrigatória até às 17h00 da véspera.
A Junta de Freguesia de Barcarena garante o transporte.
Ponto de Encontro:
Largo 5 de Outubro (Largo Principal), Barcarena – em frente à Junta de Freguesia de Barcarena às 09h40.