O programa “Santa Cruz.365 | Onda de Verão” prossegue, no intuito de tornar mais agradável e aprazível a estadia na zona costeira do concelho de Torres Vedras durante a época estival.
Recorde-se que este programa, que é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, decorre até ao próximo mês de setembro, proporcionando um vasto leque de atividades para diferentes públicos, em áreas como a lúdica, a cultural, a desportiva e a ambiental.
Das próximas atividades do “Santa Cruz.365 | Onda de Verão” saliente-se as Feiras de Verão, que se realizarão aos sábados, até 26 de agosto, das 17h00 às 24h00, na zona central de Santa Cruz. Nestas feiras é proporcionado, relembre-se, adquirir, em bancas, produtos de referência da região de Torres Vedras.
Já na área cultural, realce-se, das próximas atividades do “Santa Cruz.365 | Onda de Verão”, as atuações da Banda da Juventude Musical Ponterrolense, da Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras e do Rancho Folclórico e Etnográfico “Danças e Cantares do Furadouro”, que se realizarão, nos próximos dias, respetivamente, 14, 15 e 16 de julho, pelas 21h30, no Parque Municipal de Santa Cruz; o workshop e baile de lindy hop, que acontecerá no próximo dia 19 de julho, a partir das 21h00, no Largo Jaime Batista da Costa, levado a cabo por uma das poucas bandas de vintage jazz em Portugal – os 24 Robbers; e a projeção do filme A caçadora e a águia (de Otto Bell), no dia 18 de julho, pelas 21h45, no aeródromo de Santa Cruz.
Também na área cultural, refira-se que, atualmente, no âmbito do “Santa Cruz.365 | Onda de Verão” estão a ser proporcionadas duas exposições: a exposição de aguarelas da autoria de Pierre Paolo Linares, denominada Instantânea, a qual está patente até 10 de agosto, no espaço Aguarela; e a exposição relativa ao concurso de fotografia “Torres Vedras + Verde | À Descoberta do Litoral Torriense”, a qual está patente até 7 de agosto, no Largo Jaime Batista da Costa.
Na área da atividade física, é de referir que o “Santa Cruz.365 | Onda de Verão” está a proporcionar caminhadas e corridas de uma hora duas vezes por semana: aos sábados de manhã, a partir das 9h30 e do Largo Jaime Batista da Costa, no âmbito da iniciativa “Santa Cruz a Mexer”; e às quartas-feiras à noite, a partir das 21h15 e também do Largo Jaime Batista da Costa, no âmbito da iniciativa “Torres Vedras Night Run”. Ainda na área desportiva, refira-se que, também integrado no “Santa Cruz.365 | Onda de Verão”, realiza-se no próximo dia 14 de julho, das 10h30 às 18h30, na Praia da Física, o evento Prio Softboard Heroes.
Noutra área, mais concretamente na ambiental, está previsto, proximamente, no âmbito do “Santa Cruz.365 | Onda de Verão”, a realização da atividade “Biodiversidade na ponta dos dedos” a partir de Porto Novo, no dia 15 de julho, das 9h30 às 12h30. Esta atividade, que é orientada por Hélder Cardoso, levará os participantes à descoberta da biodiversidade de alguns locais e a identificá-la com recurso à aplicação iNaturalist. As inscrições para a participação na atividade “Biodiversidade na ponta dos dedos” que se realizará no próximo dia 15 de julho devem ser efetuadas em: tvedras.pt/-a7ce. Mais informações podem ser obtidas pelo email: cea@cm-tvedras.pt; ou pelos números de telefone: 261 314 163 | 918 773 342.
Referência ainda das próximas atividades do “Santa Cruz.365 | Onda de Verão” para a visita-guiada “Arquitetura de Veraneio”, que se realizará também no próximo dia 15 de julho, das 18h00 às 20h00, a partir da Azenha de Santa Cruz. Conduzida por um arquiteto especializado, esta atividade abordará a morfologia urbana de Santa Cruz, dando a conhecer testemunhos da Arquitetura de Veraneio desta estância balnear. As inscrições na atividade “Arquitetura de Veraneio” devem ser efetuadas pelo email: turismo@cm-tvedras.pt; ou pelo n.º de telefone: 261 320 753.