Horário: 21 novembro 2010 de 9:00 a 13:30
Local: Monte Córdova – Santo Tirso
Cidade: Santo Tirso
Telefone: 938375533 (anasus2000@hotmail.com)
Organizado por: Susana Varela
Rio Leça? Aquele rio poluído que atravessa zonas densamente povoadas e desagua em Matosinhos? Sim, esse mesmo Rio Leça que em tempos foi fonte de prazer para as populações envolventes, e que proporcionava piqueniques, banhos e pescarias nas suas águas. Algo impensável nos dias de hoje. A partir da época industrial, a poluição foi tomando as águas límpidas do Leça para não mais o largar.
Mas nem tudo está perdido, na cabeceira do Rio Leça podemos ainda encontrá-lo em harmonia com a natureza, sulcando montes até encontrar terreno plano. É junto a este Leça escondido que vamos caminhar e imaginar como seria, se a sua “graça” se mantivesse até à foz. Vamos ainda passar por outros pontos de interesse paisagístico e cultural, como o carvalhal de Valinhas e o Castro de Monte Padrão, testemunho das primeiras ocupações humanas, que remontam à época do bronze final. Tudo isto seguido de um bom repasto, ou não fosse Domingo…
Hora | 9:00
Ponto de encontro | Adega do Rodrigo (a seguir à saída da EN 105 para Refojos)
Coordenadas GPS: 41.341580 , -8.473600 | N 41° 20′ 29.69″ , W 8° 28′ 24.96″
Inicio da caminhada | 9:30
Grau de dificuldade | Médio
Duração | Cerca de 4 horas
Distância | 9Km
Pontos de interesse
Valinhas
Com vista a aproveitar a energia da água para moagem dos cereais, para a serração e também para o apisoamento de tecidos, foram-se estabelecendo ao longo dos vários afluentes do Rio Leça moinhos e azenhas. As azenhas de Valinhas possuem um grande valor para compreensão das pequenas actividades económicas de subsistência a nível local.
Quedas da Fervença
Lugar pitoresco localizado junto ao Carvalhal de Valinhas, onde as quedas de água apresentam um espectáculo magnífico da natureza, correndo o Rio Leça, célere até estas quedas.
Monte Padrão
O Monte Padrão situa-se na margem esquerda do Rio Ave, na Freguesia de Monte Córdova, Santo Tirso. O Castro de Monte Padrão é de uma extraordinária importância cientifica, para o estudo do passado longínquo da região. A mais antiga ocupação registada no Monte Padrão reporta-se ao Bronze Final, período cronológico a que genericamente corresponde o período de formação da “Cultura Castreja”.
Pereiras
A serra hidráulica de Pereiras é um notável exemplo da arquitectura pré-industrial. Dedicada à serração de madeira para uso industrial e doméstico, recorria à força da água para mover o engenho de serrar.
Aconselhável:
• Botas e meias apropriadas
• Calças e camisola de mangas compridas de modo a proteger o corpo da vegetação
• Corta vento e/ou agasalho de acordo com o tempo