Especialistas mundiais debatem em Portugal papel do Turismo para a recuperação económica
Os caminhos para um turismo cada vez mais competitivo, sustentável e inovador vão estar em análise em Lisboa durante a I Conferência Internacional do Turismo da BTL. Num momento em que a recuperação do sector se consolida a nível mundial vários especialistas e líderes de opinião internacionais estarão em Portugal para identificar as novas tendências e paradigmas da oferta e da procura. A Conferência decorre no dia 23 de Fevereiro na FIL e antecede a abertura da BTL Feira Internacional de Turismo 2011. O Secretário Geral da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai, junta-se aos líderes nacionais do sector turístico e económico – José António Vieira da Silva, Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Bernardo Trindade, Secretário de Estado de Turismo e Luís Patrão, Presidente do Turismo de Portugal – e a outros especialistas no debate de estratégias para impulsionar o crescimento turístico, a qualificação da oferta, a consolidação de destinos, as mudanças nos modelos de distribuição e a captação de fluxos.
Três dos países com laços culturais, históricos e políticos privilegiados com Portugal – Brasil, Espanha e Marrocos, em diferentes estádios de desenvolvimento turístico – vão apresentar as suas estratégias de posicionamento em que o turismo é motor de crescimento económico sustentável. A organização brasileira dos dois maiores eventos desportivos mundiais, a reacção de Espanha (segundo maior destino do mundo) à crise e a aposta de Marrocos (destino emergente) na qualidade da hotelaria serão exemplos em análise por alguns dos responsáveis máximos do turismo daqueles países.
O percurso de construção e afirmação do Oeste e do Alentejo enquanto destinos turísticos será também abordado por responsáveis regionais enquanto exemplos de regiões que qualificam a sua oferta turística enquanto se sedimentam como destinos de referência. Este painel conta também com a visão particular do sector privado e com um exemplo internacional de reabilitação de um destino consolidado em Espanha.
Como atrair mais visitantes aos destinos e adaptar-se às novas tendências da distribuição são as reflexões que fecham a I Conferência Internacional de Turismo da BTL. Representantes de companhias aéreas, empresas tecnológicas, operadores turísticos e autoridades turísticas vão abordar os desafios para estimular a procura e captar fluxos num mundo turístico cada vez mais global e competitivo, em que é necessário promover melhor o destino, torná-lo mais acessível e comercializá-lo através dos canais de venda mais adequados.
I Conferência Internacional do Turismo da BTL
0
Partilhe