Sábado, 8 de Outubro · 8:30 – 13:30
Local: Peniche Forte / Museu
O percurso
Peniche terá sido uma das maiores ilhas da nossa orla marítima, habitada desde tempos remotos pelas primeiras comunidades humanas, como atestam alguns achados arqueológicos da Gruta da Furninha. O gradual assoreamento, tornou esta povoação na mais proeminente península do litoral português.
De costa a costa, passa-se por cenários naturais belíssimos como a Papoa, a Pedra da Nau e o Cabo Carvoeiro, locais onde se verificam lutas constantes entre agrestes falésias e um oceano enfurecido. Trilhos de pescadores desafiam passos periclitantes a descobrir airosos miradouros, carreiros e singulares rochedos que servem de habitat a aves marinhas.
Do diverso património construído, destacam-se muralhas e fortes, outrora importantes baluartes na defesa da costa contra ataques de piratas e corsários. Pelo meio, um santuário, destino de religiosas peregrinações empreendidas por populações vizinhas. Por fim, a passagem por um bairro de pescadores cujo emaranhado de labirínticas ruas e becos estreitos, conduz a espaços onde o público e o privado se confundem. Casas de tipologia e cores muito diversas, ao gosto popular, foram-se construindo à medida das necessidades, em cima da falésia calcária.
– Data: Sábado, 08 de Outubro de 2011
– Local: Peniche
– Extensão: 13,5 Km
– Ponto mais alto: 36 m
– Ponto mais baixo: 2 m
– Ascensão Total: 284 m
– Grau de dificuldade: III (escala de I a V)
– Duração aproximada: 4,5 horas
– Partida / Chegada: Entrada do Forte / Museu de Peniche
Localização GPS N 39˚ 21’ 14.6’’ – W 09˚ 22’ 47.8’’
– Encontro: 8.30 h. Pede-se o máximo de pontualidade.
– Partida: 9.00 h
– Inscrições: até à véspera do passeio e limitadas a 20 pessoas [enviar nome+nº telemóvel]. A fim de custear despesas de reconhecimento do percurso, a contribuição de 5,00 “Mariolas” será feita no dia do passeio.
– Dado o carácter informal e não lucrativo dos nossos passeios, não há seguro, por isso, é da responsabilidade de cada um, eventuais percalços pessoais que possam ocorrer durante os mesmos.
– Contactos: Pedro Roque – Tlm. 965 464 242 / Tel. 261 316 607 / jp.rock@meo.pt
Paulo Bernardes – Tlm. 962 744 508
NOTA – Não serão permitidos animais domésticos durante o passeio.
Informações complementares como as dicas para chegar ao ponto de partida e a previsão meteorológica no sítio do costume (também será possível ver o número de pessoas inscritas até à data, sendo actualizado diariamente): www.mariolas.com