Da Serra às Quintas
O desafio está lançado que é percorrer o magnífico alto da Pedra Amarela, seguindo por caminhos florestais, trilhos e veredas pela misteriosa Serra de Sintra, na sua vertente sul. Depois é descobrir o grande lago de altitude em pleno Rio da Mula e finalmente descer aos campos agrícolas, onde se encontram as muitas quintas, tradicionalmente agrícolas, mas actualmente refúgios de tranquilidade e lazer. Sentir as emoções do esforço recompensado com as melhores paisagens que a vista alcança e aprender sobre os segredos de uma região cheia de valores e mistérios. Andar por estes campos é reviver emoções de descobridores, frades, artistas, poetas e pensadores.
Descrição
Percurso: Caminhos e veredas pelo interior do Parque Natural de Sintra Cascais.
Temáticas: Desafios, Natureza, História, Paisagem.
Assuntos de interesse: Malveira da Serra; Geologia e Geomorfologia global da Serra de Sintra; Florestação de Sintra; Clima da Serra de Sintra; Acácia Mimosa (espécie infestante); Caos de blocos de granito; Alto da Pedra Amarela; Barragem do Rio da Mula; Quintas de Cascais.
Histórico: Percurso sinalizado pela Câmara Municipal de Cascais em parceria com o Parque Natural de Sintra Cascais com a designação “Rota das Quintas”.
Informações Técnicas
Tipo de percurso: Circular
Meio: Natural
Distância: 16Km
Duração aproximada: 6 a 7 horas
Desnível máximo: 400m
Subidas: Várias exigentes.
Como Participar
Datas: 17 Abril 2011; 13 Novembro 2011
Hora de Encontro: 10:00h
Inscrição: Obrigatória. Tem de fazer inscrição na página Inscrições
Preço: 3,00Euros
Pagamento: Em dinheiro, no local. Levar dinheiro trocado.
Como Chegar
Local de encontro: Capela de Malveira da Serra.
Coordenadas geográficas (GPS): N38º45’10” W09º26’58”
Acessos: Seguir pela AutoEstrada A5 Cascais até quase terminar. Sair na indicação Malveira da Serra. Quando sair da autoestrada siga sempre a direcção Malveira da Serra.
Seguir pela marginal até ao Guincho e subir em direcção a Malveira da Serra.
Onde estacionar: No local, sem problemas. Arrume bem o seu carro para deixar espaço para todos, sem tapar o acesso à igreja.