09 a 11 de Dezembro – Trekking Invernal na Serra da Estrela

0

Sexta-feira, 9 de Dezembro às 9:00 – 11/12 às 15:00

Local: Manteigas

Organização: Green Trekker

A serra coberta do seu manto branco convida a desbravar os seus trilhos que nos levam por vales com paisagens deslumbrantes, lagoas glaciares, picos altos e outras maravilhas que tornam esta região do país tão apetecível em qualquer altura do ano. Seleccionamos três percursos que nos dão a conhecer lugares cheios de história e tradição.

Dia 1 (6ºfeira)

Rota do Carvão

O trilho inicia-se nas Penhas Douradas com passagem pela Nave Mestra, Vale das Éguas e Curral dos Martins, donde se tem uma vista panorâmica única para as serras que se estendem até Espanha. Ao longo do percurso a vegetação é bastante variada bem como a fauna local. Desde o javali à raposa ou lebre muitos são as espécies que habitam esta zona. No regresso passamos pelo Vale Glaciar do Zêzere.

Ponto de partida: Penhas Douradas

Ponto de chegada: Manteigas

Km: 15

Tempo de duração: 6 horas

Grau dificuldade: Moderada

Dia 2 (Sábado)

Trilho das Salgadeiras

Este trilho circular com início e fim nas Salgadeiras passa pelo Covão Cimeiro, donde se tem uma vista única para o Vale Glaciar da Candieira. Este vale de difícil acesso é um dos últimos refúgios da pastorícia tradicional da Serra da Estrela. Outro dos pontos importantes do percurso é a passagem pela Fraga do Poio dos cães, um miradouro carregado de simbolismo, uma vez que neste local os pastores colocavam fim à vida dos cães que já não conseguiam proteger os rebanhos da fúria dos lobos.

Ponto de partida: Salgadeiras

Ponto de chegada: Salgadeiras

Km: 12

Tempo de duração: 5 horas

Grau de dificuldade: Moderada

Dia 3 (Domingo)

Alto e Sumo do Mondego

Este percurso com início junto ao parque de estacionamento da Casa das Penhas Douradas vai descer o Vale do Mondego, passando pelas casas abandonadas dos serviços florestais, onde viviam os guardas e as suas famílias. Todo o percurso está assinalado por mariolas, marcas em pedra deixadas pelos pastores. Prosseguimos até ao Sumo do Mondego e subiremos até à cumeada da Santinha, donde poderá avistar ao longe as serras do Caramulo e do Marão. Antes do regresso às Penhas Douradas iremos passar pela Lagoa do Vale do Rossim.

Ponto de partida: Penhas Douradas

Ponto de chegada: Penhas Douradas

Km: 10

Tempo de duração: 5 horas

Grau de dificuldade: Moderada

Preço por pessoa: €100

Inclui: guias nos percursos seleccionados para os três dias e dois jantares (9 e 10 de Dezembro)

Exclui: transporte e alojamento

Contacto: João Sá Nogueira: 919459849 ou para trekker.green3@gmail.com

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta