À margem da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), foi oficialmente lançado o projeto BIKOTEL e respetivo portal de internet www.bikotels.com, em sessão realizada no stand do Turismo de Portugal.
Este projeto é uma nova rede de unidades de alojamento que possuem um rótulo/label BIKOTEL reconhecendo as suas boas práticas em 7 aspetos distintos obrigatórios (parqueamento, garagem, menu, lavagem, oficina, percursos) e vários opcionais que representam necessidades dos ciclomotoristas.
No decorrer da sessão de lançamento foram apresentados estes requisitos assim como as várias funcionalidades do site, destacando-se, por exemplo, a possibilidade de consulta e descarregamento dos percursos em formato GPS, associados a cada Bikotel.
No seu arranque esta rede, de caráter vertical (ou seja, à qual podem aderir unidades de qualquer tipologia de alojamento que cumpram os requisitos) conta com 12 unidades de alojamento distribuídas por todo o território nacional, havendo já um elevado número de pedidos de adesão.
Intervieram na sessão, para além da empresa promotora, o Vice-Presidente do INATEL Dr.Carlos Mamede, cadeia que viu 5 unidades incluídas na rede, o Vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo Delmino Pereira testemunhando a importância deste tipo de iniciativas para a modalidade e o Presidente do Turismo Centro de Portugal Dr.Pedro Machado, afirmando o Centro como uma região bike friendly.
A estruturação e qualificação da oferta neste nicho de mercado do turismo ciclável é um dos objetivos do projeto. Outro objetivo é o contributo para a diferenciação positiva de territórios que pretendam dotar-se de infraestruturas e serviços complementares para responder a este tipo de procura turística.
Este segmento, inserido no turismo ativo e de natureza, tem vindo a registar um crescimento anual em termos mundiais acima dos 10%. Em Portugal as vendas anuais de bicicletas têm registado números significativos de algumas dezenas de milhares de unidades.
Recentemente foi estimado na casa dos 20 mil o número de praticantes regulares de ciclismo (dos quais 10 mil federados), sendo bastantes mais quando considerados os praticantes ocasionais.
Acresce ainda que a evolução tecnológica e consequente maior acessibilidade e qualidade dos equipamentos GPS outdoor tornaram corrente a sua utilização para a prática de atividades desportivas e turísticas. Neste mercado, dominado pela marca Garmin, são vendidos vários milhares de unidades de equipamentos deste tipo por ano em Portugal (estimativas com base em números de vendas anuais aproximados).
O projeto BIKOTEL é promovido pela empresa A2Z Consulting (by Ytravel, lda) e tem como parceiros oficiais as marcas TREK/SOLEX e Ciclonatur Loja do GPS/Garmin, com o apoio do Turismo Centro de Portugal.
Mais informação sobre o projeto em www.bikotels.com e sobre o promotor em www.a2z-consulting.com.pt