12 de Maio – Rota dos Galhardos

0
12 de Maio
Passeio na Montanha
Parque Natural da Serra da Estrela

No dia 12 de Maio venha com a Trilhos de Ideias conhecer o que a Serra tem de melhor, num passeio pela montanha acessível para toda a família!

Com início em Folgosinho, uma aldeia serrana do concelho de Gouveia, a Rota dos Galhardos leva-nos Serra a dentro por trilhos lendários, cuja origem permanece um mistério.

Diz-se que a Calçada dos Galhardos deve o seu nome a uns pequenos demónios que por ali habitavam e construíram a calçada numa noite, num trilho tortuoso e íngreme que era na altura um dos poucos acessos para a Serra e o vale do Mondego.

A caminhada que propomos tem uma duração de cerca de 4 a 5 horas e um grau de dificuldade médio/baixo. O percurso por calçadas romanas, veredas e caminhos florestais é o ideal para quem quer passar um dia diferente a conhecer mais um dos muitos desconhecidos recantos da Serra.

No final da Calçada dos Galhardos chegamos à Portela de Folgosinho, que para além do caminho que iremos seguir, ainda dá acesso à Senhora de AssedaceVidemonte ou ao Covão da Ponte, junto ao curso do Alto Mondego.

Ao longo do trilho iremos encontrar várias casas-abrigo em ruínas, que foram mandadas construir nos anos 30 para dar apoio a quem se deslocava à Serra. Passaremos por bosques de VidoeirosCarvalhos, rochas com estranhas silhuetas recortadas, como a Cabeça do Faraó ou a Pedra Furada, e regressaremos da Serra por uma outra calçadaRomana – a Calçada dos Cantarinhos.

Supõe-se que estes trechos de calçada fizessem parte da importante Via Romana que atravessava a Serra da Estrela, vinda de Valhelhas e de Famalicão da Serra.
Siga o nosso Trilho e venha conhecer a Serra!


Programa

12 de Maio (Sábado)
10h00 – Encontro com os participantes em Folgosinho, no Largo dos “Lavadouros Públicos” (ver mapa de acesso mais abaixo)

Cabeça do Faraó

10h15 – Início da caminhada

11h30 – Coffeebreak de Montanha junto à “Fonte do Ribeiro Travesso”

13h30 – Paragem para almoço volante junto à “Pedra Furada”

15h30 – Regresso a Folgosinho

(Estimativa dependente do ritmo do grupo, das condições meteorológicas e do terreno no dia da actividade)

Inscrição e informações
Inscrições ou pedido de informações deverão ser enviados para trilhosdeideias@gmail.com

Custo da Inscrição: 15 euros por participante

Inclui: Coffeebreak de Montanha, seguro de acidentes pessoais, reportagem fotográfica, interpretação dos valores naturais e culturais, equipamentos de montanha (bastões de caminhada, casacos corta-vento, mochilas de caminhada – sob solicitação prévia).

inscrição é obrigatória e as vagas são limitadasPara efectuar a sua inscrição deverá enviar os seguintes dados de cada participante:

– Nome
– Data de nascimento
– Contacto (telemóvel e e-mail)
– Número de Contribuinte
– Morada

Os participantes deverão estar providos com reforço alimentar (sandes, fruta, barras de cereais), água (mínimo 1,5l), calçado confortável e roupa adequada à actividade e às condições meteorológicas previstas. Recomenda-se a utilização debotas de caminhadacasaco impermeável e de uma pequena mochila.

Clique aqui para saber tudo sobre o equipamento que deve levar para uma caminhada.

Pagamento

pagamento pode ser feito no local do ponto de encontro, antes do início da actividade, ou por transferência bancária usufruindo de um desconto de 10%.

Transferência bancária:
NIB 0035 0435 00010937030 36
Conta 0435010937030 (Banco Caixa Geral de Depósitos)

Atenção! Deve indicar no descritivo da transferência a data da actividade e o primeiro e último nome (do participante ou responsável pelo grupo). Após o pagamento é necessário o envio do respectivo comprovativo para trilhosdeideias@gmail.com (em caso de pagamento em terminal de Multibanco serve a digitalização do talão ou fotografia digital do mesmo, desde que legível).

Partilhe

Acerca do Autor

A Trilhos de Ideias – Ecoturismo e Engenharia Natural é o fruto do caminho percorrido pelos seus fundadores. É um contributo assumido para a construção sustentável do território. Sedeada em Manteigas, no coração da Serra da Estrela, é um projecto empreendedor e estruturante, que visa a promoção do valor económico e social do património natural e cultural das regiões de montanha, num equilíbrio saudável entre os usos e o meio. turismo de natureza - guias de montanha - engenharia natural - construção de trilhos - workshops

Os Comentários Estão Fechados.