Beja, cidade com histórias

0

De todos os caminhos que durante o ano pode traçar Rumo ao Sul, caminhos de seara, vento, cal, existe um que se redesenha de dois em dois anos e que os conduz a Beja. Este ano, o caminho enfeita-se na segunda lua cheia de agosto, entre 30 de agosto e 2 de setembro e convida-o a andarilhar até ao Jardim Beja para Ver, Ouvir e Contar.

Neste dias Beja oferece-lhe um Encontro de Aprendizes do Contar – encontro de caráter formativo – onde se cruzam diferentes olhares, sobre diferentes objetos, convidando-o a permanentes releituras e um Festival de Narração – Eu conto para que tu sonhes – com uma programação rica e variada para todas as idades, onde a cumplicidade da escuta se tenta construir por todo o jardim.

Exposições, mercado do livro, oficinas para pais e filhos, sessões de contos em sala ou espalhados pelos jardins, vão acontecendo nas horas mais frescas e pela noite. O Mercadinho Andarilho oferece-lhe aqui um petisco, além um licor, um improviso feito pelo Srº dos Cordéis contando a história de Mariana, poesia a la carte.

Durante as tardes nas horas de mais calor, pode recolher às salas mais frescas e assistir as sessões de narração e mergulhar com todo o tempo nas histórias, na performance de cada narrador, mas também na sua própria história e nas noites do Festival mais de 15 narradores, oferecem generosamente as suas histórias de eleição.

Para os acompanhantes do Andarilhos a cidade oferece: visitas interpretativas no invulgar espaço arqueológico do Núcleo Museológico do Sembrano, o Convento de Nossa Senhora da Conceição, sede do atual Museu Regional, onde viveu a célebre Soror Mariana Alcoforado, que terá escrito umas das mais intensas cartas de amor, as famosas “Lettres Portugaises”; o Castelo, com a sua imponente torre de menagem de origem medieval, a mais alta do país. Estes são alguns dos lugares que contam as histórias desta cidade… Um contacto com o Posto de Turismo (no castelo) pode ajudar a organizar a sua visita.

Se quiser ser guiado pelas ruas estreitas do centro histórico, venha ter connosco ao Terreirinho das Peças, para uma visita guiada por alguns dos mais importantes monumentos da cidade, nos Percursos de Verão – Beja com História na sexta -feira, dia 31 de agosto, às 18h00.

Porque o património natural e histórico de Beja também mora no olival, na vinha e na seara, deixamos o convite para a descoberta da gastronomia da cidade e arredores.

Se no fim do dia o corpo e a cabeça lhe pedir descanso, procure um recanto, um hotel e sonhe com o que aqui viveu, provou, escutou.

Entre 30 de Agosto e 2 de Setembro, todos os caminhos vão dar a Beja, a cidade das Andarilhas.

Informações: Posto de Turismo, telefone 284311913, telemóvel 965140063 ou turismo@cm-beja.pt

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta