22 de Setembro – Cântaro Gordo e Vale da Candeeira

0
Para mais informações consultar site da actividade aqui.
Venha com a Trilhos de Ideias conhecer o que a Serra tem de melhor, numa verdadeira caminhada de montanha com ascensão ao cume do Cântaro Gordo!

Com início junto às lagoas das Salgadeiras, em pleno planalto serrano, esta caminhada de montanha irá percorrer alguns dos trilhos e lugares mais emblemáticos da Serra da Estrela.

A caminhada que propomos tem uma duração de cerca de 7 horas e um grau de dificuldade médio/elevado. O percurso por trilhos de montanha não tem elevado grau de dificuldade técnica, exigindo no entanto alguma disponibilidade física devido aos desníveis acumulados e à irregularidade natural do terreno.

O início da caminhada será feito por um trilho que contorna algumas das muitas lagoas da Serra, fazendo a aproximação ao Cântaro Gordo (com 1.876m de altitude) a cujo cume iremos ascender pela sua aresta Oeste, numa das acensões mais bonitas da Serra. Será agora tempo de fazer uma pausa para o coffeebreak e para celebrar a conquista do cume!

A descida será pela face Sul, derivando em seguida até à Lagoa do Cântaro, uma lagoa de origem glaciária a cerca de 1.650m.

Continuando o trilho, iremos contornar o Vale das Candeeirinhas e descer até ao Vale da Candeeira, um magnífico vale de origem glaciária e um dos poucos grandes espaços da nossa Serra que continuam acessíveis apenas a pé.

Iremos agora subir o vale, ao longo das margens da ribeira da Candeeira. A subida, por vezes íngreme, conduz-nos até à Lagoa do Pachão (também chamada de Lagoa “da Paixão” ou “do Peixão”) que se localiza a cerca de 1.670m de altitude, junto ao imponenteFragão do Poio dos Cães. Continuando a subida pelo trilho de montanha, rapidamente estaremos no Fragão do Poio dos Cães (1.812m) com uma vista ultra privilegiada sobre o Vale da Candeeira, o Cântaro Gordo e aSerra que se estende em redor.

Sigam o nosso Trilho e venha conhecer a Serra!

O que está incluído?


– Coffeebreak de Montanha (café, bolinhos e aguardente serrana)
– Equipamentos de montanha (mochila, bastões de caminhada) *sob solicitação prévia
– Seguro de acidentes pessoais
– Reportagem fotográfica


Os participantes deverão estar providos com reforço alimentar (sandes, fruta, barras de cereais), água (mínimo 1,5l), calçado confortável e roupa adequada à actividade e às condições meteorológicas previstas.
Recomenda-se a utilização de botas/sapatilhas de caminhada, chapéu, protector solar e de uma pequena mochila.

Clique aqui para saber tudo sobre o equipamento que deve levar para uma caminhada.


Informações
Inscrições ou pedido de informações deverão ser feitos para trilhosdeideias@gmail.com
A inscrição é obrigatória e as vagas são limitadas a 15 participantes.
Preço por participante: 20 euros
Desconto de 10% na inscrição de grupos de 4 ou mais participantes.
O encontro com os participantes será às 9:00 horas junto à curva das Salgadeiras, na estrada Torre – Seia (ver mapa abaixo).



Inscrição e Pagamento

Para efectuar a inscrição deverá enviar os seguintes dados de cada participante:
– Nome
– Data de nascimento
– Contacto (telemóvel e e-mail)
– Número de Contribuinte
– Morada

Transferência bancária:
NIB 0035 0435 00010937030 36
Conta 0435010937030 (Banco Caixa Geral de Depósitos)

Deve indicar no descritivo da transferência a data da actividade e o primeiro e último nome (do participante ou responsável pelo grupo). Após o pagamento é necessário o envio do respectivo comprovativo para trilhosdeideias@gmail.com (em caso de pagamento em terminal de Multibanco serve a digitalização do talão ou fotografia digital do mesmo, desde que legível).
Mapa de Acesso ao Ponto de Encontro

Ver Fonte dos Perús num mapa maior

Condições Gerais

Para consultar as Condições Gerais de participação nas actividades Trilhos de Ideias clique aqui.

Partilhe

Acerca do Autor

A Trilhos de Ideias – Ecoturismo e Engenharia Natural é o fruto do caminho percorrido pelos seus fundadores. É um contributo assumido para a construção sustentável do território. Sedeada em Manteigas, no coração da Serra da Estrela, é um projecto empreendedor e estruturante, que visa a promoção do valor económico e social do património natural e cultural das regiões de montanha, num equilíbrio saudável entre os usos e o meio. turismo de natureza - guias de montanha - engenharia natural - construção de trilhos - workshops

Os Comentários Estão Fechados.