Localização: FRANÇA,

Dificuldade: Normal

A região da Touraine é acertadamente denominada de Jardim de França e foi isso mesmo que pude comprovar aquando da minha visita em Junho de 2010.

Texto: Luisa Gonçalves Fotografia: Lobo do Mar

Uma visita detalhada à belissíma cidade de Tours, constitui uma verdadeira aula de história que se desenrrola perante os nossos olhos.

Tours encontra-se a 240 kms de Paris mas a apenas 60m de comboio TVG a partir da estação de Montparnasse. Sendo a capital da belissima região da Touraine dominada pelo Loire e as suas margens onde ao longo de 100 km podemos vislumbrar mais de 40 castelos e palácios duma beleza impressionantre, concentração de um património natural e edificado verdeiramente excepcional.

Mas viremos a nossa atenção para a cidade de Tours que é muito mais do que uma simples porta para o Vale do Loire. Aqui é um verdadeiro regresso ao passado seja passeando nas suas ruas sinuosas onde a este é marcada pela sua mais imponente edificação a Catedral Saint-Gatien (XII-XVI) e onde a oeste sobressai a cúpula da Basílica Saint Martin. Também junto a esta está o bairro pedonal Plumereau com a sua praça emblemática com o mesmo nome e toda a zona é conhecida por Vieux Tours onde os edificios são parcialmente revestidos de madeira dando-lhes um ar muito característico.

É também um cidade universitária e todos os anos mais de 25000 jovens escolhem para estudar este destino pelo que se torna muito alegre com as suas esplanadas cheias de vida. A zona comercial Halles Centrals é mais um espaço que se recomenda sendo uma zona de oferta gastronómica importante sobretudo na Rua Colbert onde se concentram os restaurantes mais emblemáticos da cidade.

Quanto à gastronomia não posso deixar de recomendar o Atelier Gourmand www.lateliergourmand.fr onde tomei uma refeição menú de excepção bem como o restaurante Saint-Honoré. Neste restaurante antiga padaria que remonta a 1625, a visita ás caves foi um momento especial e dos patés ao leite creme existe todo um mundo de sabores dados pelos produtos frescos e da região, é a verdadeira cozinha francesa que recomendo e onde a relação qualidade custo está perfeitamente equilibrada (média de 25 euros por pessoa sem vinho).

Mas esta cidade convida a passear junto ao rio Loire, de Junho a Setembro são inúmeros os concertos organizados nas suas margens sobretudo junto á Ponte Wilson que fica muito perto do centro da cidade. Aí pequenos bailes, animação de rua, provas de vinhos, cinema ao ar livre, muito ao jeito do saber viver francês. A oferta para estadia é muito variada, fiquei no Hotel Ronsard www.hotel-ronsard.com até por sugestão do Turimo Francês em Portugal que teve o ensejo de me organizar esta viagem. Este pequeno hotel com uma gestão familiar foi todo remodelado sendo a sua ambiência moderna mas ao mesmo tempo muito acolhedora.

Tours encontra-se a 240 kms de Paris mas a apenas 60m de comboio TVG a partir da estação de Montparnasse.

O aeroporto de Tours Val de Loire oferece ligações com Marselha, Londres, Dublin e agora também com o Porto com a Ryanair.

Com o apoio:

Map powered by MapPress

Um Comentário to “Cidade de Tours, no coração do Vale do Loire”

  1. Passear diz:

    Turismo Frances Franceguide: Para quem não conhece ainda, esta reportagem vale a pensa ser lida e vista! :)

Complete a informação ou comente!

*