25 de Junho – Visita à Reserva Natural do Paul da Arzila

0

Situada a cerca de 12 km a Oeste de Coimbra, na margem esquerda do Rio Mondego a Reserva Natural do Paul da Arzila apresenta vários estatutos de conservação, incluindo a classificação como Reserva Biogenética do Conselho da Europa, que se devem, especialmente, à sua importância ornitológica.

É uma das últimas zonas húmidas do vale do Baixo Mondego, com factores geográficos, extensão e cobertura vegetal adequados à fixação e desenvolvimento de diversas comunidades, principalmente aves, que utilizam a Reserva Natural, quer como local de nidificação, quer como refúgio de inverno ou, ainda, como área de repouso e alimentação durante as migrações. Dependendo da estação do ano, aqui podemos encontrar a Garça-vermelha, a Águia-sapeira, a Águia-calçada, a Águia-cobreira, o Garçote, o Milhafre-preto,  a Águia-pesqueira, o Goraz e importantes populações de anatídeos (patos).

Apresenta, igualmente, um relevante interesse para a conservação da fauna piscícola, mamíferos, onde se destaca a presença da lontra, anfíbios, répteis e insectos. Mas este também é um local com uma riqueza florística assinalável, evidenciando-se no seu extenso elenco de espécies, que atinge mais de trezentas plantas. Tendo este facto que ver com a situação geográfica da Reserva, numa zona de transição entre Região Mediterrânica e a Região Eurossiberiana, apresentando espécies próprias de cada uma delas.

Propomos-lhe um pequeno percurso circular com inicio e final junto à sede da reserva, passando pela área florestal e junto da zona inundada onde vamos tentar observar as espécies de aves que a frequentam. Serão facultados binóculos para uma melhor observação das aves.

Para que esta actividade tenha o mínimo impacto negativo nas espécies que vamos tentar observar e todos os participantes possam usufruir em plenitude deste espaço protegido, o número máximo de participantes é de 12 pessoas.

Ponto de Encontro: Junto ao edifício da sede da Reserva Natural do Paul da Arzila

Hora de início: 9h30

Hora de finalização: 12h30

Distância percorrida: 2 km

Grau de dificuldade: Fácil

Público-alvo: a partir dos 12 anos

Preço: 12€ (inclui acompanhamento técnico e

científico, seguro de acidentes pessoais e IVA).

Orientação do passeio: Tiago Lopes, Licenciado em Eng. de Recursos Naturais e Pós-graduado em Gestão e Conservação da Natureza

Aconselha-se o uso de roupa e calçado confortáveis para andar e adequados às condições climatéricas.

Actividade com número limitado de participantes.

Inscrições:

E-mail: geral@caminhoscomvida.com

Tlm.: 916084720

Dados: nome completo e data de nascimento de todos os participantes e um contacto.

Caso não tenha oportunidade de participar nesta actividade, na data marcada, poderemos realizá-la noutra data, para um grupo com o mínimo de 6 pessoas.

Esta actividade está incluída no programa Visitas às Reservas Naturais do Paul do Boquilobo e Paul da Arzila.

A Caminhos Com Vida está a organizar visitas aos únicos Pauis portugueses classificados como Reserva Natural.

O sentido destas visitas é conhecer os valores naturais presentes nestas áreas protegidas e compreender as alterações na paisagem e na presença de espécies ao longo do ano.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta