350 Caminheiros apreciaram planalto de Jales

0

Vindas de Vila Real, Chaves, Porto ou Coimbra, cerca de 350 pessoas concentraram-se em Raiz do Monte, a 29 de Maio, para participar no IX Encontro Nacional de Caminheiros de Vila Pouca de Aguiar. Com o presidente da edilidade, Domingos Dias, a proferir umas breves palavras de acolhimento e descrição do planalto envolvente, começaram as passadas onde também começa o rio Pinhão e, já depois da passagem pela capela de S. João, os caminheiros saíram da aldeia anfitriã ainda envoltos pela ruralidade campesina.

A presença do mineiro, os campos guardados por granito e cancelas de madeira, e os riachos foram sinais oferecidos aos caminheiros que, no reconhecimento da área palmilhada, ainda receberam aromas agrestes, frutos da época e gastronomia local com sabedoria aldeã.

Quintã, Barrela, Vreia e Cerdeira entraram pelos viajantes ao apreciarem fontes de mergulho, pontes antiquíssimas, capelas e alminhas, canastros e eiras junto ao casario destas aldeias do planalto de Jales e, às dádivas terrenas, assomaram as etéreas com uma intensa chuvada a rematar a caminhada.

A sede social de Raiz do Monte, que alberga grupos locais de cultura e desporto, foi o ponto de encontro de grupos de todo o distrito e de outras regiões portuguesas que, a convite dos Caminheiros de Vila Pouca de Aguiar, andaram 13 quilómetros pelo planalto de Jales, seguidos de gastronomia regional e animação musical, num dia de forte identidade primaveril.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta