O Turismo Cultural e as Novas Tecnologias

0

A Rota do Românico vai promover, no próximo dia 21 de setembro, sexta-feira, um workshop sobre a importância e os impactos das novas tecnologias no setor do turismo cultural.

Claustro do Mosteiro de São Pedro de Cête / Foto: Rota do Românico

O evento terá lugar na Estação Arqueológica do Freixo – Tongobriga, no Marco de Canaveses, a partir das 14.00 horas.

Intitulado “O Turismo Cultural e as Novas Tecnologias”, o workshop tem como objetivos sensibilizar os agentes económicos locais para a utilização de novas tecnologias, enquanto fator de valorização e promoção do turismo cultural, nomeadamente nos espaços rurais, bem como proporcionar momentos de partilha de conhecimentos e experiências de projetos turísticos considerados exemplos de boas práticas na aplicação de tecnologias de última geração.

O workshop será dividido em dois painéis. O primeiro, subordinado ao tema “Projetos Turísticos Aliados às Novas Tecnologias”, contará com a participação de Isabel Castro, da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que dará a conhecer a rede de lojas de turismo interativo projetadas para o norte do país, com unidades já em funcionamento no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e em Santiago de Compostela, Espanha, e Vítor Marques, da Câmara Municipal de Guimarães, com uma abordagem à plataforma interativa de turismo da cidade que este ano é Capital Europeia da Cultura.

No segundo painel, sobre “A Inovação Tecnológica para o Turismo”, marcarão presença José Agostinho, da Celeuma – Creative Agency, com uma apresentação sobre os projetos de multimédia interativa dinamizados pela entidade, e Paulo Cabanejo, da InfoPortugal – Sistemas de Informação e Conteúdos, empresa responsável pela conceção da aplicação mobile para a Rota do Românico.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia. Poderá inscrever-se através do e-mail rotadoromanico@valsousa.pt

O workshop “O Turismo Cultural e as Novas Tecnologias” será desenvolvido no âmbito do e-CREATE, um projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa INTERREG IVC, e que envolve 13 parceiros de nove países europeus (Portugal, Alemanha, Espanha, França, Hungria, Irlanda, Itália, Polónia e República Checa), sendo liderado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e dos Transportes da Alta Saxónia, Alemanha.

O e-CREATE – Rotas Culturais, Empreendedorismo e Promoção das Tecnologias pretende contribuir para a melhoria das políticas de desenvolvimento rural através do reforço da competitividade das empresas de pequena e média dimensão ligadas às atividades turísticas e culturais.

Este projeto, cujo período de execução decorre entre janeiro de 2012 e dezembro de 2014, pretende igualmente apoiar os organismos públicos, de nível local e regional, na adoção e promoção de políticas e medidas baseadas nas tecnologias da informação e comunicação e nas ferramentas web.

Programa

14h00 – Receção dos participantes

14h15 – Sessão de abertura

Manuel Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses

14h30 – Apresentação do projeto e-CREATE

Rosário Correia Machado, Rota do Românico

15h00 – PAINEL I – PROJETOS TURÍSTICOS ALIADOS ÀS NOVAS TECNOLOGIAS

Moderador: Telmo Pinto, DOLMEN – Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega

15h10 – Lojas Interativas de Turismo

Isabel Castro, Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal

15h30 – Plataforma Interativa de Informação Turística

Vítor Marques, Câmara Municipal de Guimarães

16h00 – PAINEL II – A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O TURISMO

Moderador: Carlos Martins, ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas

16h10 – Projetos de Multimédia Interativa

José Agostinho, Celeuma – Creative Agency

16h30 – A Aplicação Mobile para a Rota do Românico

Paulo Cabanejo, InfoPortugal – Sistemas de Informação e Conteúdos

Prova de doces do Freixo e visita à Estação Arqueológica

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta