O que nos dizem as casas

0

Histórias sobre a fundação de Vila Real de Santo António – Percurso pedestre em VRSA no dia 20 de Outubro.

Termina em Outubro a 6ª edição do ciclo de passeios pedestres de interpretação da paisagem “Passos Contados”, com o percurso: O que nos dizem as casas. Histórias sobre a Fundação de Vila Real de Santo António.

Um passeio pelo Centro Histórico de Vila Real de Santo António com o arquitecto paisagista José Carlos Barros no dia 20 de Outubro com o ponto de encontro na Praça Marquês de Pombal (junto ao Obelisco), às 9.30.

Sabia que a decisão de construir Vila Real de Santo António foi tomada em Dezembro de 1773, e que logo a 17 de Março de 1774 seria lançada a primeira pedra da «vila regular» e se dava início à construção da Alfândega?

Sabia que, pouco mais de dois anos após o início das obras, ocorre a inauguração solene da Vila?

O que aconteceu entre a decisão de se construir a «vila regular» e a realização das Solenes Festividades de inauguração que tiveram lugar nos dias 13, 14 e 15 de Maio de 1776?

Que segredos esconde e revela um plano urbanístico que leva já em si o lugar que só depois haverá de procurar-se?

Qual a razão de a Casa da Câmara não ter sacadas? Que segredos escondem as casas? Que memórias revelam?

Que misteriosas relações matemáticas existem entre o comprimento e a largura da zona urbana, ou entre o comprimento e a largura do quarteirão-tipo, ou entre a altura das casas nobres e a altura das casas térreas?

E que coincidência é esta de uma expressão matemática (1+√2) se insinuar tantas vezes, como se um desígnio mágico estivesse por detrás de um Plano urbanístico?

São estas e outras coisas, em redor das casas e das ruas, dos largos e da Praça, que vão ser discutidas num pequeno passeio por Vila Real de Santo António.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta