Ilha do Corvo com Centro de Interpretação Virtual

0

No âmbito do projeto LIFE Ilhas Santuário para as Aves Marinhas foi lançado oficialmente o “Corvo Virtual”, um Centro de Interpretação Virtual, que pode ser visitado em www.corvovirtual.pt.

Neste sítio (da internet) dá-se a conhecer não só as magníficas paisagens da Ilha do Corvo, mas também algumas das atividades culturais e sociais da população e todas as áreas que fizeram parte do projeto LIFE. É de destacar as paisagens com vistas panorâmicas a 360º e o facto de estar adaptado para tablet e smarthphone.

O Corvo é a mais pequena ilha dos Açores e também a mais isolada. Apesar do seu isolamento esta ilha possui uma paisagem muito própria. É talvez a menos conhecida e visitada por turistas em todo o arquipélago. O “Corvo Virtual” permite conhecer a ilha em detalhe e é além disso um excelente recurso, onde se podem ficar a conhecer alguns dos seus pontos de interesse, formas de acesso, locais para alojamento ou refeições ou mesmo pratos típicos locais. Adaptado às novas tecnologias, o novo centro pode ser visitado em qualquer computador, tablet ou smarthphone e possui além disso vários contactos de interesse para visitantes que desejem planear uma visita não virtual à ilha.

A ilha na qual a calma impera, em que o stress não existe e onde o som dos cagarros inundam as noites de março a setembro é também um santuário para as aves marinhas que aqui nidificam, desde, paínhos, frulhos, estapagados e garajaus e para as dezenas de raridades americanas que aqui vêm parar, em consequência das tempestades. Estes últimos trazem consigo dezenas de birdwatchers que percorrem a ilha a pente fino, durante o mês de outubro só para terem a oportunidade de vislumbrar algo novo e apenas possível de ver na Europa nesta e noutras ilhas dos Açores.

Desde 2009, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, entidade coordenadora do Projecto LIFE “Ilhas Santuário para as Aves Marinhas” em parceria com a Royal Society for the Protection of Birds, a Câmara Municipal do Corvo e a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, têm vindo a colaborar para melhorar a divulgação de uma ilha, que ainda que por vezes esquecida, tem muito para oferecer aos visitantes, em especial, aos amantes da natureza.

Fonte: SPEA

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta