Inauguração de obras da Igreja de Beiriz inclui Conferências

0

No próximo domingo, 13 de julho, às 10h30, terá lugar a inauguração das obras de restauro da Igreja Paroquial de Santa Eulália de Beiriz.

Irá realizar-se uma Eucaristia solene, presidida por Dom Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, seguida de um almoço festivo nas instalações do Centro Social da Paróquia.

Recorde-se que esta intervenção que agora se inaugura surgiu devido ao acidente natural – queda de um raio – que se abateu sobre uma das torres sineiras da Igreja em novembro de 2008, deixando grande rasto de destruição.

Desde então que popular, instituições e entidades se envolveram para levarem a cabo as tão necessárias obras que restituíram à Igreja Paroquial a sua integridade.

Ainda a propósito desta intervenção, o Conselho Pastoral Paroquial de Beiriz vai organizar uma série de conferências sobre as Obras e Conservação e Restauro da Igreja Paroquial, a realizar, nesta igreja, nos dias 10 e 11 de julho, às 21h15.

O Programa contemplará as seguintes intervenções:

Dia 10: “Da história da moderna Igreja de Beiriz à iconografia dos Santos nos altares”, por Deolinda Carneiro, Diretora do Museu Municipal da Póvoa de Varzim; “Arte sacra e Conservação no Património da Igreja de Beiriz”, por Alexandre Barbosa e Mestre António Barbosa.

Dia 11: “Inspeção, Diagnóstico e Projeto de Conservação da Parede Sul da cabeceira da Igreja de Beiriz”, por João Pereira (U.M.); e “Os azulejos da Igreja de Beiriz – do diagnóstico à conservação e restauro. Problemáticas de intervenção e desafios da sua manutenção”, por Vítor Fonseca. Fonte: C.M. Póvoa de Varzim

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta