Afloramentos, rochas e fósseis. Uma aproximação às paisagens antigas em Cacela

0

Com o geólogo Hélder Pereira no próximo dia 21 Setembro (Domingo) com o ponto de encontro às 9.30 em Cacela Velha

Ao longo de um percurso efectuado a partir do Litoral em direcção à Serra iremos realizar uma viagem no tempo. Durante o passeio aprenderemos a decifrar as histórias que as rochas e os fósseis têm para contar e ficaremos a saber como eram as antigas paisagens na região de Cacela. Iniciaremos a nossa jornada contemplando o Oceano Atlântico, a laguna da Ria Formosa e as areias de duna e de praia actuais, analisaremos as evidências de um antigo delta e outros depósitos fluviais e a viagem terminará sobre o fundo de um Oceano já extinto.

O percurso será orientado por Hélder Pereira, professor de Biologia e Geologia na Escola Secundária de Loulé, mestre em Gestão em Conservação da Natureza com uma dissertação sobre a valorização, gestão e geoconservação da jazida fossilífera de Cacela. É um dos membros fundadores da Associação para a Defesa e Divulgação do Património Geológico do Alentejo e Algarve. Nos últimos anos tem estado envolvido na dinamização de vários projectos de promoção e divulgação da cultura científica.

Passos Contados… porque os caminhos, os lugares, as pessoas contam estórias. A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António propõe este ano novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais e naturais do sotavento algarvio. Nesta oitava edição iremos ouvir e observar pássaros do campo e da ria (Março); descobrir as plantas e os seus antigos usos na medicina e alimentação (Abril); aprender a fazer brinquedos em cana e outros materiais vegetais (Maio); conhecer as dietas alimentares antigas no Algarve a partir do registo arqueológico (Junho); procurar camaleões e outros habitantes nocturnos na envolvente de Cacela Velha (Julho); observar à noite estrelas e constelações e descobrir a sua importância na navegação marítima (Agosto); conhecer as paisagens antigas em Cacela a partir de afloramentos, rochas e fósseis (Setembro); terminaremos em Outubro com um percurso sobre a habitação e usos do território no Algarve Rural, ontem e hoje.

Informações

Os percursos realizam-se aos Sábados e Domingos, entre Abril e Outubro.

Pontos de encontro no CIIPC (antiga escola primária) em Santa Rita, na cisterna de Cacela Velha, ou em Vila Real de Santo António na Praça Marquês de Pombal, consoante o percurso.

Para os passeios diurnos deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protector solar. Para os percursos nocturnos deverá trazer roupa quente, calçado confortável e lanterna.

A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

Inscrições

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

Antiga Escola Primária de Santa Rita

Tel./ Fax: 281 952600 | ciipcacela@gmail.com | http://ciipcacela.wordpress.com

As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o seu nome e contacto.

Valor de inscrição – 3€

Organização

Câmara Municipal de Vila Real de Santo António

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta