“UTAX – Ultra Trail Aldeias do Xisto”: caminhar e correr na serra

0

Castanheira de Pera vai receber pela segunda vez consecutiva o UTAX – Ultra Trail Aldeias do Xisto, no fim-de-semana de 17 a 19 de outubro.

Estendendo-se por toda a Serra da Lousã e integrando os concelhos de Castanheira de Pera, Lousã, Miranda do Corvo, Góis e Penela, a prova principal do UTAX totalizará 109 km de percurso e 5650m de desnível, percorrendo várias aldeias da rede Aldeias do Xisto. Pelas suas características técnicas, distância e desnível, esta será uma prova qualificativa para o “UTAX – Ultra Trail du Mont Blanc 2015”, valendo aos atletas 3 pontos. Dos principais pontos de interesse destaca-se a passagem por 9 Aldeias do Xisto (algumas completamente desabitadas) e 4 praias fluviais. Cada um destes locais conserva histórias, vivências e saberes que enriquecem quem por lá passa. Os trilhos de ligação entre as aldeias, os ribeiros e os miradouros são autênticos paraísos para o trail running.

Na opinião de Rui Simão, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto «o “Ultra Trail Aldeias do Xisto” é muito mais que uma prova de trailrunning dado que se trata de um evento de suma importância a nível, por exemplo, da promoção turística da rede Aldeias do Xisto. O UTAX é acima de tudo uma festa do desporto que junta, num ambiente de saudável convivência, aldeias e populações.»

Fernando Pinto, diretor da UTAX, explica que «este evento é pensado de forma a proporcionar aos atletas e acompanhantes um fim-de-semana único onde o desporto é aliado ao turismo. Ao longo dos três dias da prova, atletas e seus acompanhantes vão ter contato com um património riquíssimo em tradições, cultura, gastronomia e história.»

Provas paralelas

AxTrail da Inclusão é um evento anual a favor do deficiente e que promove a tolerância e o respeito pela diferença e que este ano lança a primeira corrida de Joelettes organizada em Portugal. O evento integra a 7.ª edição do AXtrail®series, e a 3.ª edição do UTAX. A Joelette é uma cadeira de todo-o-terreno mono-roda, que permite a prática de pedestrianismo e o acesso a áreas montanhosas ou com pisos irregulares, a todas as pessoas com mobilidade reduzida (crianças ou adultos). Esta prova permite assim que qualquer pessoa com deficiência motora, sensorial ou mental participar numa competição desportiva, assumindo o papel principal, e percorrendo trilhos de outra forma inacessíveis. O percurso com cerca de 10 km de distância será linear, com partida do Coentral pelas 10:00 horas, e meta em Castanheira de Pera.

O Trail Serra da Lousã decorrerá a 18 de outubro, tendo partida do mesmo local, algumas horas depois e percorrendo parcialmente o percurso da prova maior, havendo a possibilidades de os atletas de ambas as provas se juntarem na fase final e lado a lado cruzarem a meta. Pelo caminho está garantida a passagem em várias Aldeias do Xisto, no Trevim (ponto mais alto da Serra da Lousã), em Santo António da Neve e em duas praias fluviais. O Trail Serra da Lousã é uma prova do Circuito European Mountain Marathons.

Decorrendo no dia 18 de outubro, o Mini Trail Mini-trail é uma prova de curta distância, onde não faltarão opções aos atletas que queiram correr os trilhos da Serra da Lousã e desfrutar de um dia memorável! O percurso não deverá ultrapassar os 24 km, estando garantida a subida ao Parque Eólico no cimo da Serra, a descida ao Coentral e um novo troço de ligação entre esta aldeia e a Vila de Castanheira de Pera, sempre a acompanhar a Ribeira de Pera e com passagem pelas Praias Fluviais do Poço de Corga e das Rocas.

Com o objetivo de promover a prática desportiva e o contacto com a natureza nas camadas mais jovens e simultaneamente de captar novos atletas para a modalidade do trail running, irá decorrer a 19 de outubro, o primeiro AXtrail Kids. As inscrições serão gratuitas e obrigatórias e estarão abertas a crianças dos 6 aos 16 anos, mediante o envio da autorização dos seus encarregados de educação. A prova estará dividida em quatro escalões /distâncias: 6 aos 7 anos (500 Mts), 8 aos 9 anos (1000 Mts), 10 aos 11 anos 81500 Mts), 12 aos 13 anos 82000 Mts) e 14 aos 16 anos (2500 Mts).

Para mais informações aceder ao site www.axtrail.com

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta