17.ª Festa da Vinha e do Vinho em Arruda dos Vinhos

0

De 30 de outubro a 2 de novembro o Pavilhão Multiusos de Arruda dos Vinhos recebe a 17.ª edição da Festa da Vinha e do Vinho, um certame que pretende promover os vinhos, a gastronomia e a paisagem do concelho, aliados ao artesanato e a muita animação.

Arruda dos Vinhos, concelho de características marcadamente rurais e com grande tradição na cultura da vinha e produção de vinho promove, na 17.ª Festa da Vinha e do Vinho, os saberes e sabores da região, com provas de vinho, restaurantes e tasquinhas.

No recinto, 14 restaurantes e tasquinhas promovem uma mistura de odores e sabores característicos da gastronomia local e regional, aliada aos bons vinhos, um ex-libris do concelho. Um conjunto de espetáculos, que pretende atingir as várias gerações, anima o espaço e garante ao visitante momentos de prazer e diversão.

O artesanato do concelho e da região assume um lugar de destaque. Pequenas “Bruxas d’Arruda” em pano e réplicas de alfaias agrícolas em madeira são alguns exemplos do que os artesãos têm para mostrar.

Na edição deste ano decorrerá, no dia 31 de outubro, pelas 15.30h, no Auditório Municipal, o colóquio “A importância dos vinhos no desenvolvimento local e regional”, que contará com a presença do chefe de cozinha Carlos Capote, de Rita Nabeiro da Adega Mayor e dos representantes do Turismo do Alentejo e Turismo do Centro, Ceia da Silva e Pedro Machado. Para os grandes apreciadores de vinho e curiosos do seu processo produtivo decorrerão, durante o fim-de-semana, visitas guiadas às adegas da Quinta de S. Sebastião, Casa Agrícola Ribeiro Corrêa e Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos.

Em termos musicais a 17.ª Festa da Vinha e do Vinho contará com atuações da Box Band & The Discofunk Project no dia 30 de outubro, Banda Red e Skalibands, no dia 31 de outubro, Escola De Concertinas Francisco Teixeira, Superflash e Raul e Eu + Empregados no domingo, 2 de novembro.

Uma novidade na edição de 2014 será a realização de Oficinas de Cozinha dos dias 1 de 2 de novembro (sábado e domingo), dedicadas às geleias do vinho e a pratos tradicionais. Ainda no dia 1 de novembro a Sociedade Euterpe Alhandrense apresentará um grande espetáculo com a Orquestra de Câmara “Euterpe”, Dança Contemporânea “Projeto Anima”, Classes de Ginástica Acrobática de Alhandra e Classes de Ginástica de Formação e Acrobática de Arruda dos Vinhos. À noite decorrerá mais uma edição do concurso MISS FESTA DA VINHA E DO VINHO, com a participação das finalistas do Externato João Alberto faria.

Domingo, 2 de novembro, será um dia mais dedicado às crianças com Oficina de Cozinha com a mascote arrudense “Arruvinho”, demonstração de dança pela DANCE LIFE ACADEMY, teatro infantil e um grande concerto “As canções do Prof. Jorge e o Capitão Miau Miau”.

Integrados na Festa da Vinha e do Vinho decorrerão também, na manhã de domingo, o Passeio Pedestre “Por Serras de Alruta” e Passeio BTT “Rota da Vinha e do Vinho”, uma excelente oportunidade para conhecer e apreciar as belas paisagens do concelho e, simultaneamente, praticar desporto. As inscrições para os passeios são gratuitas e poderão ser efetuadas online em www.cm-arruda.pt/passeios17festa

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta