II Congresso Internacional da Rota do Românico

0

A memória, enquanto faculdade cognitiva, é o que nos torna humanos. É ela que nos permite reter experiências passadas, convocá-las para o presente e preservá-las para o futuro. O conceito de memória encontra-se, assim, intimamente ligado à construção da nossa identidade, que nos territórios dos vales do Sousa, do Douro e do Tâmega, está alicerçada no património de matriz românica.

Os bens patrimoniais ocupam um lugar nuclear na memória dos povos e na sua riqueza cultural. São um testemunho do seu passado, passível de ser convocado e (re)memorado, e um atributo da sua identidade. Mais, são a própria materialização da identidade histórica e das vivências de uma sociedade. Um legado do passado, experienciado no presente e que se pretende preservado para as gerações vindouras.

Mas será que numa sociedade em crise – não só económica, social, mas de valores e, talvez, de identidade(s) –, onde não raras vezes escasseiam bens, porventura, primordiais, importa debater a preservação do património e, com ele, a salvaguarda da memória da humanidade? Poderá o património ser gerador de valor acrescido para as suas populações? É nesse âmbito que a Rota do Românico tem pautado a sua atuação, procurando, numa missão mais ampla, constituir-se como fator de coesão social e alavanca do desenvolvimento integrado do Tâmega e Sousa.

E é desta relação – o património, a memória e a salvaguarda de ambos – que surge o II Congresso Internacional da Rota do Românico. Um evento no qual se pretende fomentar uma alargada discussão e reflexão, de caráter multidisciplinar e inovador, orientada para a identificação de caminhos que conduzam a uma mais profícua utilização e valorização do património.

Data:

11 e 12 de Dezembro de 2014

Local do Congresso:

Auditório da Casa da Portela
Associação de Municípios do Baixo Tâmega
Rua Dr. Miguel Pinto Martins, 35
4600-090 Amarante
Coordenadas geográficas: 41°16’14.18″ N | 8°4’54.05″ O
Ver no mapa: https://goo.gl/maps/8YhJF

Programa:

http://www.rotadoromanico.pt/vPT/IICongresso/Programa/Paginas/Programa.aspx

Contactos:

Rota do Românico
Praça D. António Meireles, 45 4620-130 Lousada
T +351 255 810 706;T +351 910 969 730
congressoromanico@valsousa.pt

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta