13 de Dezembro: Trilho da “Ínsua do Crasto” em Valença

0

O Rio Minho, a Ínsua do Crasto e a Observação de Avifauna

A Câmara Municipal de Valença promove um percurso pedestre no trilho da “Ínsua do Crasto”, sábado 13 de dezembro, encerrando a temporada anual de caminhadas saudáveis da Eurocidade Valença Tui.

A rede de trilhos de Valença e da Eurocidade oferece, hoje, uma ampla diversidade de percursos ribeirinhos e de montanha que tem atraído um cada vez maior número de aficionados às caminhadas e à interpretação da natureza. Ao longo do ano Valença e Tui, todos os meses, promovem caminhadas organizadas que tem contado com uma média de mais de 100 participantes. A rede de trilhos complementa o grande percurso que é a Ecopista do Rio Minho, paralela ao rio, classificada como a 4ª melhor via verde da Europa.

As caminhadas saudáveis, organizadas no âmbito da Eurocidade, pretendem promover hábitos de vida saudáveis, proporcionando aos praticantes vantagens de emagrecimento, controlo do colesterol e diabetes, tornar os ossos mais fortes combatendo a osteoporose, fortalecendo os músculos entre outros.

O Trilho da Insua do Crasto é um percurso com 11,95 Km encostado ao rio Minho e às pesqueiras com passagens pela Ínsua do Crasto e foz do Rio Manco e o Observatório de Avifauna.

O ponto de encontro está marcado para a igreja paroquial de Friestas, às 9h00 e o início da caminhada para as 9h30 sendo o tempo estimado do percurso de 4 horas. A caminhada será orientada por monitores que proporcionarão uma interpretação detalhada dos vários espaços de interesse ambiental atravessados por este trilho.

Trata-se de um percurso de pequena rota de características paisagístico-ecológico, com um grau fácil, com uma cota máxima os 68 metros.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta