TURIHAB marca presença na primeira Conferência Mundial de Turismo de Habitação

0

A TURIHAB foi convidada de honra, este mês de Dezembro, do 1st Homestays of the World Summit, que decorreu nas Filipinas, no Nature’s Village, cidade de Bacolod, para apresentar o modelo português de Turismo de Habitação e de Turismo no Espaço Rural e a forma como está organizado e promovido.

A associação fez- se representar pelo Secretário da Direção Manuel Carvalho e Sousa, Arquiteto Paisagista, que fez uma apresentação detalhada dos Solares de Portugal e das Casas no Campo, explicando a sua distribuição pelo país e a organização interna da Associação e da central de reservas CENTER.

Foram apresentadas as tipologias do Turismo de Habitação e do TER, as características de cada uma delas e a forma como contribuíram para o desenvolvimento sustentável do turismo em Portugal e como para além da criação de alojamento de qualidade em meios rurais, se cria, também, emprego e se preservam imóveis de relevante interesse arquitetónico e cultural .

Durante a sua intervenção, Manuel Carvalho e Sousa, destacou o papel global destas modalidades de alojamento de cariz familiar, na valorização e dinamização do espaço rural, na preservação da herança cultural do património arquitetónico e paisagístico, da gastronomia, das tradições, da história, bem como dos acervos documentais e do património mobiliário.

Foi apresentado o modelo organizacional da TURIHAB “exportado “para o Brasil com as “Fazendas do Brasil” e para a Europa (Áustria, Eslovénia, Espanha França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália e Reino Unido) com a marca “Europa das Tradições”.

A exportação do conceito “habitar a história” para outros países despertou o interesse da Ministra do Turismo das Filipinas do Governo de Corazón Aquino, que pretende vir, muito em breve, a Portugal para contactar com a TURIHAB e seus Associados e com a CENTER.

Para além da experiência portuguesa, foram também apresentados os modelos de turismo de habitação da França, Indonésia, Japão e Malásia, estando este ultimo país representado pelo Ministro do Turismo e Cultura que manifestou grande interesse em desenvolver parcerias para implementar o modelo TURIHAB nas casas coloniais do seu país .

Este Congresso foi organizado pela International School of Sustainable Tourism (ISST) em parceria com o Department of Tourism (DOT), o Department of Interior e o Local Government (DILG) da Province of Negros Occidental e teve a duração de 3 dias, tendo contado com os representantes do Turismo de todas as províncias das Filipinas. A forte participação das entidades do turismo e do desenvolvimento rural teve como objetivo principal discutir o modelo de alojamento de turismo de habitação a implementar nas Filipinas .

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta