Site da Grande Rota do Vale do Côa já está online

0

Foi lançado, no dia 28 de Janeiro, o site da Grande Rota do Vale do Côa (GRVC), uma ferramenta online onde está disponível toda a informação relativa à rota: as características técnicas e sugestões de etapas a pé e de BTT; informação prática para quem vai percorrer; e uma apresentação do património arqueológico, histórico, natural e rural da região.

O site inclui ainda um mapa interativo com os serviços úteis disponíveis em todas as localidades atravessadas pela rota; os locais e acontecimentos de interesse na região; uma galeria de fotografias ilustrativas; notícias sobre os últimos acontecimentos respeitantes à rota e ao território.

No nordeste de Portugal, o Rio Côa atravessa os concelhos de Sabugal, de Almeida, de Pinhel, de Figueira de Castelo Rodrigo e de Vila Nova de Foz Côa. Unidos pelo vale deste rio, os cinco concelhos dão corpo a um território único, na sua riqueza histórica, arqueológica, cultural e natural. ‘Vale de patrimónios’ é a designação que exprime essa riqueza.

A Grande Rota do Vale do Côa (GRVC) é sugerida como uma via de descoberta deste território, acompanhando o vale do rio em toda a sua extensão, da nascente à foz. Esta rota apresenta a característica singular de estar preparada para ser percorrida em três modalidades diferentes — a pé, de bicicleta todo-o-terreno ou a cavalo —, e de prever percursos complementares à rota principal que permitem a visita a outras localidades e pontos de interesse.

A GRVC proporciona aos visitantes a oportunidade de conhecerem o que este território tem de maior valor:

– o seu património rural contemporâneo e do passado recente: aqui a vida rural é predominante; a atividade agrícola mantém-se e a pastorícia continua a ter a dedicação de muita gente; no passado essas atividades eram ainda mais fortes e toda a paisagem é testemunho disso: para além dos peculiares pombais de planta redonda, desvenda-se pelo território um conjunto variado de tecnologias agrícolas deixadas ao abandono, do qual se destacam aquelas relacionadas com o aproveitamento da força motriz dos caudais ribeirinhos e que podem ser vistas ao longo do percurso da GRVC: os moinhos de água.

– o seu património medieval: ao longo do eixo delineado pelo Rio Côa, muitas batalhas foram travadas em tempos passados, pois durante um período da história este rio fazia a fronteira entre os Reinos de Portugal e de Leão; são muitas as reminiscências disso no território; dessas, os castelos e os povoados fortificados saltam à vista; contam-se oito: o Castelo do Sabugal, Castelo Mendo, Castelo Bom, o Castelo de Vilar Maior, a Fortaleza de Almeida, o Castelo de Pinhel, Castelo Rodrigo e Castelo Melhor.

– o seu património pré-histórico: a ocupação humana deste território faz-se há um tempo muito longo. O Museu do Côa documenta o conjunto arqueológico mais surpreendente que foi sendo desvendado no troço final do Rio Côa e que a GRVC também atravessa: centenas de gravuras do período paleolítico à idade do Ferro, que constituem o Parque Arqueológico do Vale do Côa, reconhecido como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

– a sua biodiversidade: vida selvagem rica e diversa; culturas agrícolas muito próprias desta região (amendoal, olival, vinha, souto); bosquetes de árvores endógenas que hoje são raros, como os de carvalho-negral; presença do carvalho-português; enorme diversidade de aves, incluindo aves de rapina emblemáticas como a águia de Bonelli, a águia-real, o britango e o abutre-negro; núcleos ribeirinhos caracterizados pela presença de árvores como os freixos, os lodãos, os amieiros e os choupos.

– as suas reservas naturais: a Reserva Natural da Serra da Malcata e a Reserva da Faia Brava.

– os seus complexos termais, localizados nos concelhos do Sabugal e de Almeida.

– a sua variedade de ofertas de alojamento em turismo rural, encontradas em todos os concelhos.

A GRVC é um projeto promovido pela Associação de Municípios do Vale do Côa e pela Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa (http://www.valedocoa.pt/); é gerida pela Associação Transumância e Natureza (www.atnatureza.org/); e foi financiada pelo projeto PROVERE do Vale do Côa.

A página poderá ser acedida em: http://granderotadocoa.pt/

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta