Lisboa lidera crescimento nacional e europeu

0

A cidade de Lisboa liderou o crescimento turístico a nível nacional e europeu no último ano. Os principais números do turismo de Lisboa em 2014, bem como os projetos prioritários para 2015, foram apresentados, dia 13 de fevereiro, em conferência de imprensa, na Associação de Turismo de Lisboa (ATL).

Fernando Medina, vice presidente da CML e presidente da ATL, afirmou que esta é a prova de que a cidade e a região souberam aproveitar o crescimento no sector que se verificou a nível internacional.

Os dados registaram um total de 11,53 milhões de dormidas e proveitos de 679,3 milhões de euros em 2014, correspondentes a aumentos de, respetivamente, 14,8% e de 15,7% face a 2013, conferindo à Região de Lisboa a liderança a nível nacional nos últimos cinco anos (Ver Apresentação).

De igual modo, a região superou, em 2014, a média nacional, com 8,77 milhões de dormidas de estrangeiros e 4,88 milhões de hóspedes.

A cidade representa, ainda, 72% das dormidas da Região, tendo visto a sua oferta de quartos de hotel e aparthotel crescer 3,2% entre 2013 e 2014, passando para 17 870 quartos. Um número que aumentará em 2015, revelou Mário Machado, vice-presidente da ATL, uma vez que estão previstos 20 novos hotéis em Lisboa, traduzindo-se num aumento da oferta em mais 1600 quartos.
99,3% dos turistas quer voltar

Nos postos de turismo da ATL foram atendidos, no último ano, 2,14 milhões de turistas, mais 63,7% do que em 2013. O Inquérito ao Grau de Satisfação do Turista em 2014, realizado pelo Observatório do Turismo de Lisboa, indica que a satisfação global de visita na Região de Lisboa é de 9,28, numa escala de 1 a 10, com probabilidade de regresso de 99,3%. Os dados destacam ainda que 62% dos turistas viram excedidas as suas expectativas e que 60,8% considera Lisboa um dos cinco destinos a visitar. Os principais atributos identificados na imagem de Lisboa foram a autenticidade, a beleza e a atratividade.
Novos projetos turísticos

À excelente performance turística de Lisboa somam-se agora novos desafios. De acordo com a ATL, o novo Plano de Atividades prevê que se mantenha a aposta no marketing e na promoção de Lisboa. Um dos projetos mais inovadores será desenvolvido no online, através da aposta em marketing de conteúdo.

Em curso estão, também, estudos detalhados dos mercados turísticos da Alemanha, Espanha e Brasil, com o objetivo de aprofundar o conhecimento nestes países, bem como implementar planos de promoção durante 2015.

Desenvolver, em conjunto com as autarquias da Região, as centralidades Arrábida e Arco do Tejo, incluindo Turismo da Natureza, Gastronomia e Vinhos, Turismo Equestre, Birdwatching e Turismo Náutico, é também uma aposta forte.

Entre os projetos a implementar em 2015, o destaque vai para a reabilitação do Cais do Sodré e do Campo das Cebolas; a criação de acessibilidades assistidas à Colina do Castelo; o projeto de instalação de um espaço museológico dedicado às Descobertas ou a abertura ao público do Palácio Marquês de Pombal. Fonte: C.M. De Lisboa

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta