Oleiros diferencia-se ao nível dos percursos pedestres e da gastronomia

0

Cerca de mil participantes, vindos de vários pontos do país e do estrangeiro, marcaram presença no concelho de Oleiros no passado dia 28 de Março, no lançamento do Trilho Internacional dos Apalaches português, naquele que foi provavelmente o maior acontecimento do género na região nos últimos tempos.

Cerimónia de boas-vindas na povoação do Estreito.

O dia começou na povoação do Estreito onde foram dadas as boas vindas aos caminhantes e onde as entidades oficiais (autarquia, Região de Turismo do Centro e representante da International Appalachian Trail) realçaram a importância desta nova Grande Rota para o desenvolvimento da região no que diz respeito à atração de turistas nacionais e estrangeiros.

Com este novo e desafiante percurso de 37 km, situado integralmente no concelho de Oleiros e intitulado GR 38 – Grande Rota Muradal-Pangeia, Portugal passou a ter um dos Trilhos Internacionais dos Apalaches, o maior de pegadas humanas do mundo, visitado anualmente por quatro milhões de pessoas. O percurso promovido pelo Município de Oleiros e pelo Geopark Naturtejo, em parceria com as Juntas de Freguesia de Estreito-Vilar Barroco, Orvalho e Sarnadas de S. Simão, irá servir os amantes da natureza e do turismo ativo, sendo um dos produtos estratégicos que irão reforçar o posicionamento do território através de uma rede internacional de prestígio. Por outro lado, esta aposta reflete o potencial turístico do concelho, comprovado pela evolução do número de dormidas nos últimos anos, assim como pela capacidade de internacionalização em mercados em crescimento, como o americano.

Início da caminhada

Para além da expressiva adesão de participantes, realça-se o envolvimento das comunidades que habitam a envolvente da Serra do Muradal (Cardosa, Estreito, Orvalho, Póvoa da Ribeira, Sarnadas de S. Simão e Vilar Barroco), as quais se empenharam e revelaram um genuíno saber-receber. Também as associações locais deram as mãos e contribuíram para o sucesso da organização deste evento, como é o caso das associações de desporto aventura Trilhos do Estreito e Pinhal Total, da associação “Os Cucos” de Vilar Barroco e dos Bombeiros Voluntários de Oleiros.

Pouco antes de chegar à povoação Vilar Barroco temos a presença do elemento água.

A chegar à povoação de Vilar Barroco.

O Forno Público em Vilar Barroco.

As deslumbrantes paisagens deram o mote neste percurso, onde não faltou a mais típica gastronomia ou a presença de 20 alpinistas que desfrutaram das 14 vias de escalada da Crista de Zebro e da via ferrata (a segunda do país) e de amantes do BTT.

A animação foi assim uma constante ao longo de uma exigente Caminhada, numa harmoniosa sintonia entre as tradições locais e ancestrais, a cargo d´ “Os Bombos da Cardosa” e da Companhia de Teatro Viv´arte.

No final, a satisfação era geral. Para os resistentes que conseguiram concluir os 23 km, a prova foi superada; para todos os habitantes locais, o orgulho era evidente e para quem veio de fora, registando-se a adesão de vários grupos especializados de caminheiros oriundos de vários pontos do país, este foi sem dúvida um dia inesquecível e a oportunidade de percorrerem o mais diferenciador dos percursos pedestres nacionais, com a chancela IAT (International Appalachian Trail), num território classificado pela UNESCO.

O dia terminou com uma grande Ceia Lusitana, na povoação do Orvalho, onde o vinho Callum foi a estrela.

Forte adesão ao Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho

No primeiro fim-de-semana (28 e 29 de Março) da sua sétima edição, o Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho voltou a registar uma forte adesão de público e cada vez são mais os grupos organizados que se deslocam em excursões em Oleiros para se deliciarem com um dos pratos mais antigos e difíceis de encontrar no país: o Cabrito Estonado. Durante o fim-de-semana, 9 restaurantes do concelho abriram as suas portas e ofereceram os mais genuínos sabores do mediterrâneo, ilustrados num cabrito assado em forno de lenha, com a particularidade de manter a sua pele e numa espécie de enchido fresco recheado com carne de caprinos, alguns produtos do fumeiro, arroz e uma quantidade apreciável de hortelã.

Cabrito Estonado servido no hotel de Sta.Margarida, em Oleiros

Nós tivemos a oportunidade de experimentar estas iguarias na mais recente unidade hoteleiro de Oleiros, o hotel de Santa Margarida. Uma refeição de exceção onde a qualidade da confeção dos produtos foi complementada por um serviço irrepreensível.

A seguir ao almoço, no Jardim Municipal, as gentes locais e os muitos visitantes que se encontravam por Oleiros por ocasião do Festival Gastronómico foram brindados com uma demonstração teatral a cargo da companhia de teatro Viv´Arte.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta