23 de Maio: Caminho do Arco da Memória Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

0

Numa das cumeadas da Serra dos Candeeiros, um arco de pedra marca ainda o limite das terras doadas por D. Afonso Henriques à Ordem de Cister. Este é o mote para um passeio onde, a partir da aldeia do Arrimal, iremos percorrer caminhos ladeados pelos típicos muros de pedra calcária e perfumados pelo aroma do tomilho, alecrim e rosmaninho. Aqui iremos encontrar uma paisagem compartimentada por pequenos bosquetes de carvalho-cerquinho e carvalho-negral (este último uma relíquia de tempos remotos em que o clima da serra era mais frio), matos e parcelas de terreno cultivado. Durante o percurso tentaremos observar a gralha-de-bico-vermelho, espécie de ave extremamente rara em Portugal, algumas espécies de orquídeas e a bela rosa-albardeira. Este percurso apresenta, ainda, uma vista privilegiada, tanto para a Serra da Lua como para a costa atlântica.

Ponto de Encontro: Arrimal – junto à lagoa.
Hora de início:10h30
Hora de finalização: 16h00
Distância a percorrer: 7km
Grau de dificuldade: fácil
Público-alvo: a partir dos 12 anos
Preço: 10€ (inclui acompanhamento técnico e científico, seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil). As crianças até aos 12 anos não pagam, devendo, no entanto, ser consideradas na inscrição.

O almoço será volante e trazido por cada participante. Aconselha-se sandes, fruta e água.
Aconselha-se o uso de roupa e calçado confortáveis para andar e adequados às condições climatéricas.
Actividade com número limitado de participantes.

Inscrições:

Dados: nome completo e data de nascimento de todos os participantes e um contacto.
Nota: O Turismo Rural Retiro da Avó Lídia, situado em Mendiga – Porto de Mós faz 20% de desconto no alojamento aos participantes nesta atividade.
Contacto: 933711640.
Caso não tenha oportunidade de participar nesta actividade, na data marcada, poderemos realizá-la noutra data para um grupo com o mínimo de 6 pessoas.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta