Conselho Régio de 1414

0

Recriação Histórica no dia 16 de maio de 2015, das 17h00 às 23h00 no Centro Histórico da Cidade de Torres Vedras e Castelo.

“Decorre o ano de 1414. D. João, tendo já pensado seriamente sobre a empresa de Ceuta e a sua viabilidade para o reino, convocou uma reunião do seu Conselho para os Paços de Torres Vedras.
O Conselho ter-se-á reunido no dia 24 de julho, estando presentes os mais importantes membros do reino, entre os quais os Infantes e o condestável Nun’Álvares, já retirado das lides da guerra. Também tiveram assento os líderes de todas as ordens militares religiosas com terras e comendas no território português. Depois dos juramentos de segredo sobre os assuntos discutidos, o Rei discursa argumentando a causa divina da empresa, seguido de intervenções por parte do condestável e dos Infantes.
O Conselho delibera a favor da conquista da cidade, iniciam-se então os preparativos da maior expedição que o reino já vira.”

O alcaide mor em Torres Vedras, também assiste à reunião do conselho.

Os grupos locais convidados a participar, para além de integrarem o cortejo, intervirão em diversos momentos com demonstrações de dança, demonstração de armas e pequenos combates, e animação com canto e música medieval.

A ceia medieval vai ter animação constante: trovadores, segréis, rábulas, danças, mendigos, jograis, soldadeiras e saltimbancos, lutas de espadas, exercícios de fogo, juízo eclesiástico de heréticos e malfeitores.

Acorram todos aos Paços do Concelho para acompanhar o cortejo.
Participe na Ceia Medieval a partir das 20h00 e desfrute da coreografia com malabares de fogo a partir das 22h00.

Ceia Medieval- Ementa
Entradas: Pão, Queijo seco, Azeitonas, Carbonada.
Prato principal: Frango medieval; Javali braseado; Acompanhamentos; Migas; Castanhas e Legumes salteados com cogumelos.
Bebidas: Vinho branco e tinto; Hipocrás;
Sobremesa: Peras bêbadas e frutas

Participação no conselho: gratuita
Participação na Ceia Medieval: 15 € (7,5 € dos 6 aos 10 anos)- Pagamento no dia e no local
Inscrição obrigatória: até às 17h00 do dia 15 de maio

Fonte: C.M. de Torres Vedras

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta