“12 Meses 12 Trilhos 2015” – Trilho do Murço

0

Com início na Porta do Mezio, a Ardal-Porta do Mezio, propõem para o próximo dia 2 de Agosto, o Trilho do Murço.
Este trilho, inserido na iniciativa “12 Meses 12 Trilhos 2015” localiza-se na Vila do Soajo e permitirá aos participantes caminhar desde o Mezio até à vila do Soajo.
Literalmente à porta do Parque Nacional da Peneda-Gerês, com a serra do Soajo aos pés, o percurso é quase sempre por terreno bastante acessível com uma grande diversidade de espécies vegetais, fruto da intervenção florestal, riachos e velhas calçadas.
Observam-se ainda elementos de uma ocupação humana mais recente ligada à economia agrosilvopastoril, nomeadamente, currais e brandas, onde os habitantes ao longo do tempo encontraram soluções de aproveitamento racional dos magros recursos existentes.
É uma atividade destinada a todos os que querem viver uma experiência diferente ou simplesmente conhecer um pouco mais da nossa região, sejam caminheiros experientes ou pessoas activas que procuram viver experiências autênticas.
Este trilho coincide com a realização da Feira das Artes e Ofícios Tradicionais de Soajo o que vai permitir aos participantes a possibilidade de visitar e ter contacto com artes e ofícios tradicionais para além de poderem usufruir dos produtos regionais, artesanato assim como da gastronomia típica minhota.
Os interessados devem inscrever-se na Porta do Mezio ou através do telefone n.º 258 510 100 ou através do correio eletrónico: portadomezio@ardal.pt

O custo de participação, que inclui guia especializado e seguro, é de seis euros para os adultos e quatro euros para as crianças até aos 14 anos inclusive. Os participantes devem possuir alguma preparação física e trazer reforço alimentar e água.

Caraterísticas do Trilho do Murço:
Localização do Percurso – Vila do Soajo
Local de Encontro – 8h30 – Porta do Mezio (Coordenadas GPS – 41º53’05″N | 8º18’48″W)
Hora de saída – 9h00 – Porta do Mezio
Distância Percorrida – 9 km
Duração do Percurso – 4 h00
Grau de Dificuldade – Fácil
Âmbito do Percurso – Paisagístico/Etnográfico

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta