11 de Julho – Percurso Mourinhos, mouras encantadas e tesouros. Lugares mágicos e lendas

0

Continua em Julho, no dia 11, Sábado, a 9ª edição do ciclo de passeios pedestres de interpretação da paisagem “Passos Contados”, com o percurso:

Mourinhos, mouras encantadas e tesouros. Lugares mágicos e lendas

Com a contadora Inês Mestrinho

11 Julho (Sábado)

Ponto de encontro: 21.00 em Santa Rita

Quem são as mouras encantadas? Que tesouros escondem? Como quebrar-lhes o encantamento? Que lugares ocupam no imaginário popular e história local?

Conhecidas também por mouras, moirinhas ou bichas mouras, as mouras encantadas aparecerem, belas e enigmáticas, junto a fontes, ribeiras, penedos ou ruínas penteando os seus longos cabelos, com preciosos pentes de ouro. Encantadas em serpentes, touros ou leões, e em certos casos meio mulheres – meio cobras, guardam tesouros escondidos nas entranhas da terra, que oferecem a quem lhes quebrar o encanto.

Dos espaços de reclusão, onde cumprem encantamentos de muitos séculos, as mouras apenas podem sair em momentos mágicos, como a meia-noite, o nascer do sol ou o meio-dia. É especialmente na noite de S. João que deixam a forma de serpentes, e em figura humana vêm pentear os cabelos de ouro, aguardando pela manhã para estender no campo, sobre esteiras, os seus tesouros, disfarçados em coisas banais como figos, carvão ou bugalhos.

Foi no final do séc. XIX, no contexto de um movimento que procurou o reforço da identidade nacional, através do estudo das manifestações mais profundas da cultura popular, que autores como Adolfo Coelho, Teófilo Braga, Consiglieri Pedroso e José Leite Vasconcelos, recolheram e passaram a escrito muitas das narrativas de tradição oral. No Algarve, Ataíde Oliveira, foi um dos grandes compiladores desta riquíssima herança que é o nosso imaginário popular. Devemos-lhe o registo de dezenas de lendas, compiladas em 1898 na obra “As Mouras Encantadas e os Encantamentos no Algarve”. Em Cacela foi publicada recentemente uma colectânea de lendas de mourinhos e mouras encantadas ainda vivas na memória dos mais velhos.

De noite, ao longo de um percurso por lugares mágicos na envolvente da aldeia de Santa Rita, podemos contar com encontros especiais com mouras encantadas, que pela voz da contadora Inês Mestrinho, irão reavivar estas antigas lendas do nosso imaginário.

Nesta 9ª edição, sete passeios temáticos distribuídos entre Abril e Outubro, propõem novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais, seus valores naturais e elementos patrimoniais, no sotavento algarvio. Uma forma diferente e estimulante de conhecer melhor o nosso património, conversando com os orientadores dos percursos e numa relação próxima com a natureza.

Iremos descobrir as plantas e os seus antigos usos na medicina e alimentação, com o Mestre José Salgueiro, uma presença regular e valiosa desde a primeira edição (abril); ouvir e observar pássaros do campo e da ria (maio); conhecer as hortas tradicionais, sua biodiversidade e sazonalidade (junho); ouvir lendas de mourinhos, mouras encantadas e tesouros (julho); observar à noite planetas, estrelas e constelações e conversar sobre mitos e antigas tradições populares (agosto); descobrir os ornatos e trabalhos de massa na arquitetura do núcleo pombalino de Vila Real de Santo António (setembro); e terminaremos em outubro com um percurso sobre rituais funerários no período romano e medieval a partir dos vestígios arqueológicos.

Informações

Os percursos realizam-se aos Sábados e Domingos, entre Abril e Outubro.

Pontos de encontro no CIIPC (antiga escola primária) em Santa Rita, na cisterna de Cacela Velha ou no obelisco da Praça Marquês de Pombal em Vila Real de Santo António, consoante o percurso.

Para os passeios diurnos deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protetor solar. Para os percursos noturnos deverá trazer roupa quente, calçado confortável e lanterna.

A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

Inscrições

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

Antiga Escola Primária de Santa Rita

Tel./ Fax: 281 952600 | ciipcacela@gmail.com | http://ciipcacela.wordpress.com

As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o seu nome e contacto.

Valor de inscrição – 3€

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta