5 de Julho – “12 Meses 12 Trilhos 2015” / Trilho da Peneda

0

Para o próximo dia 5 de Julho, a Ardal-Porta do Mezio, propõem o Trilho da Peneda permitindo assim aos participantes caminhar em caminhos serranos em plena Serra da Peneda.

Este trilho vai permitir aos participantes percorrer os caminhos carreteiros muito antigos por onde passavam os carros de bois com as suas pesadas cangas que ligam a Aldeia da Peneda e a branda da Bouça dos Homens, dois locais de enorme beleza.

A uma cota de sensivelmente 1000 metros será possível observar a Branda da Bouça dos Homens integrada numa paisagem de singular beleza, por um antiquíssimo caminho apelidado de “pé posto” usado pelos romeiros devotos da Senhora da Peneda.

Nova ascenção até as Faldas da Penameda, a 1215 metros de altitude, onde se irá cruzar a famoso Penedo da Meadinha, adormecido no centro de uma lagoa de águas cristalinas, cuja lenda nos diz que as raparigas solteiras da região iam até à lagoa para atirar uma pedra para cima do penedo! Se a pedra não caísse à água, a rapariga casaria nesse mesmo ano. Este pequeno lago conhecido como “Pântano”, trata-se de uma represa que servia uma mini-hídrica que até meados da década de 80 fornecia a energia elétrica à aldeia da Peneda.

De seguida será dado inicio à aventura descendo a linda calçada medieval que acompanha o declive deste inóspito relevo!

Durante a descida e com a companhia da Fraga da Meadinha, poderemos observar a aldeia e o imponente Santuário da Senhora da Peneda, local de aparição durante o séc. XIII, destino de romaria e local de recolhimento e iluminação espiritual local de procissões e romarias, e a famosa Fraga da Meadinha, muito procurada por inúmeros turistas estrageiros e nacionais, como local de escalada.

Os interessados devem inscrever-se na Porta do Mezio ou através do telefone n.º 258 510 100 ou através do correio eletrónico: portadomezio@ardal.pt.

Venha desfrutar dos encantos da Serra da Peneda e venha caminhar em plena natureza. O silêncio, os sons da natureza, o ar puro e fresco são uma contante ao longo do percurso.

A natureza estará ao nosso alcance e os participantes para além de terem a oportunidade de observar um conjunto de fenómenos naturais, podem ainda observar algumas manadas de cavalos garranos em liberdade e as espécies de fauna e flora características do local.

Caraterísticas do Trilho da Peneda:

Localização do Percurso – Peneda – Gavieira

Local de Encontro – 8h30 – Porta do Mezio (Coordenadas GPS – 41º53’05″N | 8º18’48″W)

Hora de saída – 9:00h – Porta do Mezio

Distância Percorrida – 8,2 km

Duração do Percurso – 4h00

Grau de Dificuldade – Moderado

Âmbito do Percurso – Ecológico/Paisagístico

Cota máxima atingida – 1215 metros (Faldras da Penameda)

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta