Amigos da Montanha em Escalada ao Naranjo de Bulnes (2519m)

0

O Picu Urriellu, também conhecido como Naranjo de Bulnes, é um dos ícones da escalada ibérica. Não é exagero afirmar que a sua fama ultrapassa as fronteiras da península e que é uma das escaladas clássicas mais populares do panorama internacional.

São mais de setenta as vias homologadas de ascensão ao cume deste “menir”, cuja face norte tem cerca de 600 metros de parede vertical. A via que os Amigos da Montanha escolheram, no último domingo, foi a Sur Directa ou Directa de Los Martinez. Situada na face sul, é uma via catalogada como Difícil e, provavelmente, a mais fácil e popular de todas as vias de ascensão ao Naranjo. Esta via equipada com cinco reuniões e variadas possibilidades de asseguramento natural. A rocha revela características de firmeza e aderência que são perfeitas para a prática desta modalidade.

Até à base da via, os escaladores percorreram cerca de 1 100m metros de desnível desde o Collado de Pandenano. Pelo meio, pernoitou-se no Refúgio de la Veja del Urriellu, praticamente lotado, com o montanheiros barcelenses a partilharem o espaço e conviverem com franceses, checos, americanos, espanhóis e italianos.

A escalada teve início no domingo, 12 de Julho, pelas 8h da manhã, sendo que o cume do Naranjo (2519m) foi atingido pelas 11h30. Foram 130 metros de escalada com corda e mais 100 metros de trepada pelo “anfiteatro” natural até ao cume. Depois do registo de imagens a descida foi realizada em destrepe até à primeira reunião, seguida de três lanços de rapel.

A conquista deste mítico cume realizada pelos escaladores Nuno Soares (1º da cordada), Rui Rodrigues e Carlos Peixoto (2º e 3º da cordada respectivamente) é um importante marco do desporto barcelense, com o carimbo dos Amigos da Montanha.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta