Autarquia de Oleiros aposta na valorização da cultura

0

O Secretário de Estado da Cultura esteve, no passado dia 22 de Julho, com os responsáveis da autarquia de Oleiros para se inteirar do potencial cultural da região. Na ocasião visitou a Igreja Matriz de Oleiros e a nova loja da Aldeia do Xisto de Álvaro.

No âmbito da visita do Secretário de Estado da Cultura, Dr. Jorge Barreto Xavier, a Oleiros, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Fernando Jorge, destacou alguns projetos que pretende implementar. Este foi o caso do restauro dos caixotões do teto da Igreja Matriz de Oleiros (Monumento de Interesse Público) ou da reabilitação da Casa Mendonça de Álvaro, tornando-a numa residência para jovens artistas europeus e posicionando aquela localidade como “aldeia das artes”. Nesse sentido e aproveitando a ocasião, o governante teve a oportunidade de avaliar o estado do património, assim como as possibilidades de valorização desses bens em particular. Este será um processo que decorrerá em articulação com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e numa primeira instância, Barreto Xavier comprometeu-se a disponibilizar os serviços técnicos necessários à elaboração desses projetos.

A Loja de Álvaro da Rede de Lojas das Aldeias do Xisto, situada no R/C do edifício da Junta de Freguesia, foi visitada também pelo Secretário de Estado da Cultura, Dr. Jorge Barreto Xavier. O espaço, recentemente inaugurado, funciona como local de venda de produtos regionais e posto de informação, estando aberto todos os dias, à exceção de terça-feira, das 10:00h às 18:00h, encerrando para almoço das 12:30h às 13:30h.

Nesta loja existem artigos feitos à mão por artesãos tradicionais e artistas contemporâneos, inspirados pelas gentes e cultura de 27 aldeias situadas no coração de Portugal.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta