Porta do Mezio, um exemplo

0

Situada a 13 km da vila de Arcos de Valdevez e a 6 da vila do Soajo, a Porta do Mezio é uma das cinco Portas do Parque Nacional da Peneda do Gerês, Reserva Mundial da Biosfera.

O Parque está localizado no Alto Noroeste de Portugal, com uma área que se alonga em ferradura por cerca de 72.000 hectares, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, criado em 1971, engloba territórios dos concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre

Receção

Parque da Biodiversidade

Aldeia dos Pequeninos

Centro de Exposição - Mundo Rural

Centro Interpretativo da Área Arqueológica

Nesta nossa visita fomos recebidos por Pedro Teixeira (Coordenador) que nos proporcionou uma visita guiada a este tão interessante espaço. A Porta do Mezio é uma infraestrutura, cuja principal finalidade é divulgar, informar e promover o Parque Nacional da Peneda Gerês, estando dotada de vários equipamentos. No Centro de Receção e Informação o visitante pode obter e consultar informações sobre o Parque. O Núcleo Museológico, Museu Rural, Espaço de Exposições, Oficina Temática, Parque da Biodiversidade, Parque “Complexo Agro-Silvo-Pastoril das Serras da Peneda e Soajo”, Torre de Observação, Parque de Merendas e Piscina, são outros serviços que a Porta do Mezio oferece. No início do mês de junho abriu o parque de campismo.

Quando visitámos o espaço tivemos a oportunidade de ver uma interessante exposição dedicada ao traje da mulher de Viana. Um espólio particular mas muito rico. Gostámos também de ver a Aldeia dos Pequeninos onde estes, têm a oportunidade de tomar contacto com a arquitetura da região. De realçar a aposta da ARDAL – Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima, responsável pela gestão do espaço, na implementação de actividades de ar livre como é o caso do arborismo, caminhadas e observação de aves (construção de um abrigo e publicação de um Guia de Observação).

Estamos perante um espaço de grande qualidade, muito visitado e com uma grande procura por parte das escolas nacionais.

Centro de Promoção e Divulgação de Produtos Locais

Informações:

Porta do Mezio / Arcos de Valdevez

Telefone: +351 258 510 100
E-mail: portadomezio@ardal.pt / www.portadomezio.pt

Horário de funcionamento:

– Horário de Inverno (Outubro – Março): de Segunda-feira a Domingo, das 09h30 às 17h00
– Horário de Verão (Abril – Setembro): de Segunda-feira a Domingo, das 09h30 às 18h00

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta