Santa Luzia acolhe I Edição de Festival de Arte e Cultura Contemporânea

0

O Templo-Monumento de Santa Luzia vai acolher o Luzia ArtE FestA, um festival dedicado às artes e à cultura contemporânea. O evento, uma parceria entre a Confraria de Santa Luzia e a SPOT, irá decorrer durante a segunda quinzena de Agosto e contemplará uma exposição, concertos, workshops, mostra gastronómica e conversas literárias.

Santa Luzia. Fotografia: CMVC / Arménio Belo

As festividades terão início no dia 19 de Agosto com a abertura da exposição colectiva 4901, Santa Luzia, agendada para as 16h00 na Galeria dos Benfeitores do TemploMonumento de Santa Luzia. Aqui, o visitante poderá contemplar uma mostra de vários artistas e os diversos modos de ver e recriar Santa Luzia e a sua envolvente através de uma série postal. Este projeto reflete a intenção de abarcar num mesmo espaço autores de diferentes áreas, com estilos bastante distintos, mas com o mesmo ponto de partida: o postal de Santa Luzia. À exposição destas obras originais, acrescenta-se a sua reprodução tamanho postal standard para venda ao público. Para ver e enviar pelo correio no mês de Agosto.

No mesmo dia, um concerto evocativo da obra musical de Carlos Paredes ocupará a escadaria principal do santuário, com início marcado para as 18h00. Num registo sonoro mais bucólico, Rodrigo Carvalho dos Solar Corona, José Gomes dos KILLIMANJARO e Peter

Carvalho dos Repressão Caótica marcam presença para uma Jam Session no Anfiteatro de Santa Luzia, no dia 28.

No dia 22, a actividade Saborearte convida à degustação da cultura gastronómica vianense, recorrendo a produtos locais. A confecção recorre a uma peça de design contemporâneo, já exposta na loja de Serralves, conciliando-se a tradição gastronómica com a inovação do design.

No dia 27 decorrerá um workshop para o público infantil com várias atividades relacionadas com as artes plásticas, com o objectivo de estimular o gosto pela cultura e a criação artística. O público mais crescido não está esquecido, tendo a oportunidade de mostrar o seu talento no workshop de fotografia nocturna que decorrerá no dia 30.

E, porque a escrita é também uma arte, o dia 29 acolhe a actividade Literatura Pura e Dura, com brincadeiras com letras para o público infantil e uma mesa redonda onde se irá conversar sobre a literatura em Portugal, havendo lugar à leitura de trechos de algumas obras (Ouve o que te digo – conversa sobre literatura em Portugal).

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta