Do Parque à Tapada Duas Florestas, uma Experiência Única

0

A Parques de Sintra – Monte da Lua (PSML) e a Tapada Nacional de Mafra (TNM) acabam de lançar um programa conjunto de visita a Sintra e a Mafra, que dá a conhecer a diversidade de ecossistemas do Parque Natural de Sintra – Cascais (área protegida à qual pertence o Parque e a Tapada de Monserrate), e a magnífica floresta antiga e autóctone que caracteriza a TNM. Este projeto foi cofinanciado pelo POR Lisboa.

Susana Morais, coordenadora do Núcleo de Programação e Ambiente da PSML

Em dois cenários distintos mas ambos majestosos, encontram-se centenas de animais e plantas. Os percursos tiram partido dos pontos comuns e das complementaridades das duas regiões, permitindo, num só dia, reconhecer in loco a importância dos valores naturais (fauna e flora) que as duas instituições gerem, contribuindo para a sensibilização e educação ambiental dos visitantes.

Tapada de Monserrate. creditos_Emigus

Tapada de Monserrate. Creditos: Emigus

Tapada de Monserrate. Creditos: Emigus

Em Monserrate o visitante explora a história natural da serra de Sintra, o microclima peculiar que a caracteriza e a torna tão mística, conceitos como a forest food, a sucessão ecológica, as espécies invasoras, entre outros. Ao longo do percurso os visitantes serão ainda surpreendidos pela presença de esculturas em madeira de mamíferos de médio e grande porte, atualmente inexistente na serra de Sintra mas que, num passado recente, habitaram esta paisagem. Em Mafra, por um trilho menos explorado, os visitantes descobrirão uma floresta que atingiu o seu ponto de maturidade e que, ao estar protegida por um muro, consegue garantir condições de excelência para espécies vulneráveis e mesmo em perigo de extinção que aqui se alimentam, reproduzem e se abrigam.

Segundo Susana Morais, coordenadora do Núcleo de Programação e Ambiente da PSML, “É nossa ambição reforçar este projeto conjunto como único e inovador tanto a nível nacional como internacional. Este projeto permitirá a partilha de experiências entre as instituições, bem como do público que as visita. Queremos aumentar a perceção dos nossos visitantes para a riqueza do património natural do Parque Natural Sintra-Cascais, no qual se inclui a Tapada de Monserrate”.

Tapada Nacional de Mafra. Fotografia: EMIGUS

Tapada Nacional de Mafra. Fotografia: EMIGUS

Tapada Nacional de Mafra. Fotografia: Pedro Sá

De acordo com Alda Mesquita, Presidente da Direção da TNM, “Estamos permanentemente a diversificar e a inovar a nossa oferta, designadamente, os nossos percursos, facultando novas experiências e informação, recorrendo ao apoio de ferramentas inovadoras para que os visitantes possam percecionar as muitas espécies que coexistem neste cenário florestal invulgarmente rico e diversificado.

O percurso nos dois locais tem uma duração total de cerca de 3h30 (1h30 em Sintra e 2h30 na Tapada de Mafra). A duração média da deslocação de Sintra a Mafra é de cerca de 45 minutos. Os horários e os preços da visita podem ser consultados nos sites oficiais das duas entidades. Aconselham-se as escolas e grupos a agendarem previamente as suas visitas.

Mais informações:

www.desintraamafra.pt, www.parquesdesintra.pt e www.tapadademafra.pt

Parques de Sintra: info@parquesdesintra.pt / +351 21 923 73 00

Tapada Nacional de Mafra: geral@tapadademafra.pt / +351 261 817 050

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta