UNESCO revalida Geopark Naturtejo

0

O selo de Geoparque Global, reconhecido pela UNESCO foi novamente renovado ao Geopark Naturtejo da Meseta Meridional.

No âmbito desta avaliação, o concelho de Oleiros foi visitado em julho por dois especialistas da UNESCO, Dr. Zhao Zhizhong (coordenador da Rede Chinesa de Geoparques) e o Dr. Charalampos Fassoulas (coordenador do Fórum de Geoparques da Grécia). O relatório desta visita considerou o trabalho desenvolvido entre 2011 e 2015 e também os projetos em curso. A decisão foi debatida e votada pelos representantes dos 65 geoparques europeus e da UNESCO durante a última Reunião da Comissão de Coordenação da Rede Europeia de Geoparques que decorreu no Geopark Rokua, na Finlândia, a 2 de setembro.

Assim, determinou-se que o plano de desenvolvimento do Geopark Naturtejo está a ser aplicado em conformidade, de acordo com os princípios e compromissos assinados ao integrar as Redes Europeias e Global de Geoparques, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do território. Ainda nesta reunião foi votada, por unanimidade, a extensão do Geopark Naturtejo, com a integração de Penamacor.

O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional vê assim renovada pela segunda vez, uma certificação internacional de excelência, válida até Setembro de 2019.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta