14 de Novembro: Jornadas Micológicas de Vieira do Minho

0

Realiza-se, no próximo dia 14 de novembro, em Vieira do Minho, as IV Jornadas Micológicas, enquadradas no âmbito do projeto Sentir Vieira.
Organizada pela Autarquia de Vieira do Minho, esta atividade é gratuita e será orientada pelos monitores da Associação Fonte da Urze de forma a que os participantes possam ter a oportunidade de aprender a colher e identificar as diferentes espécies de cogumelos existentes na Serra da Cabreira.
Esta experiência tem por objetivo divulgar a micologia nas suas diversas componentes, assim como os recursos naturais da Serra da Cabreira, zona de excelência para a produção de cogumelos. Existem diversas espécies de cogumelos, desde comestíveis, venenosas e outras com propriedades alucinogénias. Reconhecer se um cogumelo é comestível ou venenoso é mais difícil do que se pode imaginar. Os métodos populares conhecidos são considerados pelos especialistas como insuficientes e muitas vezes perigosos, dado que certos cogumelos tóxicos podem levar a morte.
Para dar início às IV Jornadas Micológicas, está prevista a receção aos participantes junto à Câmara Municipal de Vieira do Minho pelas 9h. Às 14h será feita a identificação e catalogação dos cogumelos apanhados, e às 15h os participantes estão convidados para o magusto realizado no âmbito do Mercado da Castanha.

Para mais informações e formalizar a inscrição, os interessados deverão contatar o posto de turismo de Vieira do Minho através do 253 649 240 ou postodeturismo@cm-vminho.pt

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta