“Porca de Murça tinto” entre os 100 melhores vinhos do Mundo na lista da Wine Spectator

0

Já foi divulgada a mais aguardada lista mundial de vinhos; tem origem nos Estados Unidos da América e é elaborada pela Wine Spectator. O ‘Porca de Murça tinto’ da colheita de 2013 volta a brilhar nas avaliações e rankings desta prestigiada revista norte-americana ao destacar-se como um dos 100 melhores vinhos do Mundo. O néctar da Real Companhia Velha ocupa a 39.ª posição da “Top 100 Wines Of 2015”, sendo o vinho mais acessível desta lista (garrafa a valer 10 dólares no EUA e €2,99 em Portugal), o que reafirma a sua qualidade associada a um excelente preço. O editor e provador dos vinhos portugueses Kim Marcus afirma mesmo que este é um vinho para beber já ou até 2020.

Para vigorarem nesta shortlist, os 100 eleitos tiveram que passar por uma criteriosa selecção por parte do grupo de provadores da revista Wine Spectator. A classificação é apenas um dos critérios e só os vinhos da categoria “Outstanding”, ou seja, com 90 ou mais pontos, passam à fase seguinte. A qualidade, o preço, a disponibilidade, a relação custo-benefício e o ser considerado um vinho “excitement” completam a lista de parâmetros.

Aliado aos 90 pontos, o facto de o ‘Porca de Murça tinto 2013’ custar $10,00, quando a média dos 100 mais rondar os 47 dólares, e ter uma produção de cerca de 250 mil garrafas pesou certamente na sua escolha. Um vinho comercial e de volume com a assinatura enológica de Jorge Moreira e a chancela de qualidade da Real Companhia Velha.

Recorde-se que, em Julho, a prestigiada revista norte-americana já tinha dado um grande destaque a este vinho, ao atribuir-lhe 90 pontos; uma performance que lhe valeu o selo de ‘Best Value’ e a eleição de Wine of the Week, divulgada na newsletter Sips & Tips. Um triplo reconhecimento com particular relevo porque nos últimos seis meses e no universo de ‘Vinhos até 10 dólares’ foi o único europeu a conseguir esse feito. Igual destaque teve apenas outro vinho, um do novo Mundo, produzido na Austrália.

Pedro Silva Reis, presidente da Real Companhia Velha, reitera o que já havia dito, “para Portugal é extremamente importante o facto de a Wine Spectator continuar a por em evidência os vinhos do Douro, não só ao nível de vinhos de topo – com três do Douro no Top 5 de 2014 –, mas também agora no campo dos vinhos mais comerciais e de maior volume, como é o caso do ‘Porca de Murça tinto’ no Top 100 de 2015”.

Pertença da Real Companhia Velha, ‘Porca de Murça’ é a marca de vinhos líder de vendas de DOC Douro, com uma produção a ultrapassar os 3 milhões de garrafas.

Neste ranking anual da Wine Spectator são cinco os vinhos portugueses que se destacaram nas provas de 2015: em 16.º o Taylor Fladgate Late Bottled Vintage 2009; em 24.º o Blandy´s Bual Madeira 2002; em 25.º o Quinta do Crasto Douro Superior tinto 2012; em 39.º o Porca de Murça Douro tinto 2013 da Real Companhia Velha; e em 84.º o Duorum Douro tinto 2013. Recorde-se que em 2014, foram seis no Top 100 e três deles, todos da colheita de 2011, a entrarem no Top 5: Dow’s Vintage, Chryseia e Quinta do Vale Meão.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta