13 de Dezembro: “12 Meses 12 Trilhos 2015” – Trilho das Aldeias

0

Andar a pé, colher frutos da época, observar aves e paisagens deslumbrantes, boa disposição são algumas das propostas da Ardal-Porta do Mezio para vir passar um dia diferente!
No próximo dia 13 de Dezembro, a iniciativa “12 Meses 12 Trilhos 2015” continua com o Trilho das Aldeias.
O Trilho das Aldeias é um percurso de pequena rota, que se localiza na freguesia de Cabana Maior, e leva-nos a visitar aldeias típicas desta freguesia.
O percurso inicia junto à Porta do Mezio, uma das portas de entrada do Parque Nacional da Peneda Gerês, sendo este lugar digno de uma visita.
Um trilho de outrora onde os carreiros substituíam as estradas. Por ali passavam tudo e todos. Estes lugares de Cabana Maior (Vilela das Lages, Bouças Donas, Bostelinhos) juntavam-se “a pé”, quer chovesse quer fizesse sol. O carro de bois, o gado, os pastores, o padre, o médico, a parteira e restantes, por ali passavam por entre ribeiros e ribeiros, pontes e mais pontes!
Uma paisagem coberta de vegetação rasteira, constituída por urzes e tojos, gaios, corvídeos, rapinas, muita pastorícia, pouca gente, muitas casas abandonadas, alguns campos trabalhados…Um espaço bucólico mas de uma beleza superior.
Este é um excelente programa que permite caminhar na natureza, conviver, fotografar e registar na memória momento únicos e irrepetíveis. Os interessados devem inscrever-se na Porta do Mezio ou através do telefone n.º 258 510 100ou através do correio eletrónico: portadomezio@ardal.pt
O custo de participação, que inclui guia especializado e seguro, é de seis euros para os adultos e quatro euros para as crianças até aos 14 anos inclusive. Os participantes devem possuir alguma preparação física e trazer reforço alimentar e água.
Uma vez que este trilho é o último da iniciativa “12 meses 12 trilhos”, do ano de 2015, no final do trilho será efetuado o sorteio relativo ao programa “12 Meses 12 Trilhos”, ao qual estão habilitados os participantes que realizaram seis ou mais trilhos ao longo do ano.
Os prémios a sortear serão: um fim-de-semana para dois numa casa de Turismo em Espaço Rural, uma atividade de turismo de natureza para dois e um kit de produtos da Porta da Mezio.
Faça parte desta iniciativa e traga um amigo!

Caraterísticas do Trilho das Aldeias:
Localização do Percurso – Freguesia de Cabana Maior
Local de Encontro – 8h30 – Porta do Mezio (Coordenadas GPS – 41º53’05″N | 8º18’48″W)
Hora de saída – 9h00 – Porta do Mezio
Distância Percorrida – 7,5 km
Duração do Percurso – 3h30
Grau de Dificuldade – Fácil
Âmbito do Percurso – Ecológico e Cultural
Cota máxima atingida – 734 metros

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta