31 de Março: Apresentação da oferta turística de Castela e Leão

0

31 de Março, 18h30, Palácio da Bolsa, Rua de Ferreira Borges 4050 – 253 Porto

Castela e Leão e o Norte de Portugal: uma oportunidade conjunta para o desenvolvimento do turismo

Mais de meia centena de operadores turísticos e outros agentes económicos relacionados com o turismo, vão reunir-se no Porto com a Junta de Castela e Leão. O convite partiu da Conselheira da Cultura e Turismo de Castela e Leão e o objectivo principal é dar a conhecer a região espanhola como um destino turístico de excelência promovendo um intercâmbio entre o norte de Portugal e Castela e Leão.

O encontro decorrerá no Palácio da Bolsa, Porto, na próxima quinta-feira,31 de Março, pelas 18h30 e servirá simultaneamente para apresentar o projeto “LAS EDADES DEL HOMBRE 2016 – ‘AQVA’”, uma das maiores mostras de turismo cultural de Espanha, que este ano vai decorrer na Colegiata de Santa Maria Maior e na Igreja do Santo Sepulcro de Toro (Zamora), entre os meses de Abril e Novembro.

“LAS EDADES DEL HOMBRE 2016 – ‘AQVA’” ou “As idades do Homem 2016 – AQVA”, são um produto turístico que junta o património artístico, o turismo de natureza, a enologia e a gastronomia, através da visita a adegas e vinhedos de D.D.Toro.

No Porto, a Junta de Castela e Leão vai reunir operadores turísticos do norte de Portugal, bloggers de viagens e outros agentes e empresários relacionados com a atividade económica turística, como forma de potenciar o encontro entre as duas regiões e as possibilidades de desenvolvimento turístico conjunto.

Castela e Leão, um território turístico de excelência

São vários os factores que fazem de Castela e Leão um território turístico de excelência e também uma oportunidade para o desenvolvimento do Norte de Portugal.

Assim:

Em Castela e Leão há cerca de 400 Museus e Centros de Interpretação. Destaca-se o MUSAC – Museu de Arte contemporânea de Castela e Leão, o MEH – Museu da Evolução Humana de Burgos, o Museu Etnográfico de Zamora e o Centro Cultural Miguel Delibes. No total, são mais de 1800 bens de interesse cultural, mais de 300 castelos e 11 catedrais.

Castela e Leão tem uma grande Programação de Festas de Interesse Turístico, Eventos e Comemorações. São mais de 100 festas declaradas de interesse turístico internacional, 8 das 23 de toda a Espanha. “Las Edades del Hombre” são visita obrigatória – todos os anos – para os amantes da arte, tratando-se de uma mostra por onde já passaram cerca de 11 milhões de pessoas. Há também festivais e propostas artísticas de vanguarda, como o Festival Internacional das Artes de Castela e Leão, em Salamanca, as “Titirimundi” em Segóvia e o Festival Internacional de Circo de Castela e Leão, em Ávila, assim como uma programação estável e consolidada de festivais, redes de teatro, concertos e exposições.

Castela e Leão é líder em turismo rural com mais de 3.700 estabelecimentos e 43 pousadas reais, uma moderna oferta de alojamentos e restauração(cozinha tradicional e de vanguarda) com 13 denominações de origem nos vinhos, mais de 150 adegas que se podem visitar, 5 rotas certificadas de vinho, mais de 5000 restaurantes. Acresce uma ampla oferta de actividades de turismo ativo (escalada, esqui, golfe, etc), de saúde e bem estar (balneários e estações termais) e de natureza.

Castela e Leão possui 26 espaços naturais protegidos e incluídos dentro da Rede de Espaços Naturais da Junta de Castela e Leão, o que faz com que a região seja um paraíso para a flora e a fauna mais ameaçada.

Castela e Leão tem oito territórios considerados Patrimónios da Humanidade pela UNESCO: Caminho de Santiago; os Reservatório da Serra de Atapuerca; minas romanas de “Las Medulas”; Catedral Gótica de Burgos (máximo expoente da arquitetura gótica em Espanha); Ávila, Salamanca e Segóvia e, recentemente, um depósito de arte rupestre paleolítica de Siega Verde, na província de Salamanca;

A geografia está marcada por caminhos milenários, tais como o Caminho de Santiago, declarado pelo Conselho da Europa “Primeiro Itinerário Cultural Europeu” e “Património da Humanidade” pela UNESCO, que inclui a Rota Via da Prata e a Rota do Douro.

Castela e Leão apresenta modernas vias de comunicação, formadas por uma ampla rede de estradas e autoestradas que ligam de forma rápida as principais cidades espanholas e europeias, acrescentando ainda a rede nacional de caminhos de ferro. Com as linhas AVE com destino a Zamora e Salamanca e posteriormente a Burgos, Castela e Leão converter-se-á na Comunidade Autónoma Espanhola líder de Alta Velocidades com uma rede de mais de 700 km. A região tem quatro aeroportos regionais com diversos voos nacionais e internacionais.

Motivos que levam a Conselheira da Cultura e Turismo de Castela e Leão a apresentar a região como um destino a explorar e a trabalhar em conjunto com os agentes turísticos portugueses.

Mais informações

www.turismocastillayleon.com

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta