A Eurocidade Tui Valença, vai reforçar a dinamização e promoção dos Caminhos de Santiago, ao longo de 2016. Sábado, 12 de março, às 18h00 (PT) decorrerá na antiga ponte internacional, a colocação do marco identitário Portugal / Espanha, do Caminho Português para de Santiago.

O novo marco identitário Portugal / Espanha vem de encontro à grande referência destas cidades, nos Caminhos de Santiago. Entre Valença e Tui os peregrinos tem a oportunidade de, ao atravessar a antiga Ponte Internacional, estar com um pé em Portugal e outro em Espanha. Este simbolismo passará a estar registado na ponte e a permitir a todos os peregrinos a oportunidade de, por imagem, registarem esta passagem histórica e simbólica entre os dois países.

Valença e Tui são cidades historicamente referência no Caminho Português para Santiago e com este ato reafirmarão ao valores patrimoniais, culturais e paisagisticos deste traçado secular.

Este ato evoca, também, os 130 anos da Ponte Internacional Valença Tui. No âmbito deste ato o Teatro Municipal de Tui acolhe um concerto da Orquestra do Norte, no mesmo dia, às 19h (PT). Uma iniciativa cultural organizada pela Eurocidade, pelo programa “Música nos Caminhos de Santiago” e Associação Amigos da Orquestra do Norte.

Valença é o ponto de confluência, em direção a Santiago de Compostela, dos percursos do Caminho Central e da Costa, percursos que integram o Caminho Português para Santiago de Compostela. Em Valença nasceu, também, o primeiro albergue oficial em território português, o Albergue de São Teotónio. Estrutura reforçada com o Posto de Atendimento aos Peregrinos de apoio diário, na época de verão, no acolhimento e encaminhamento dos peregrinos, na sua passagem por Valença.

A presença em feiras de turismo internacinais, o acolhimento aos peregrinos, a manutenção dos percursos e sinaléticas e o reforço da informação útil e turística serão outras iniciativas a desenvolver nos próximos tempos. Fonte: C.M. Valença

Complete a informação ou comente!

*