Constituição do Parque das Serras do Porto

0

A escritura pública de constituição da associação de municípios Parque das Serras do Porto, que engloba os municípios de Gondomar, Paredes e Valongo, vai ser celebrada, na próxima segunda-feira, 18 de abril de 2016, pelas 15h00, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, em Gondomar.

Serra Banjas

Trata-se de um marco histórico no processo de classificação das serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas como área de paisagem protegida regional, dando origem a uma nova forma de ver, pensar e trabalhar o património comum aos três municípios por onde o parque se estende.

O Parque das Serras do Porto está integrado numa região com elevado potencial económico, cultural e ambiental e é ainda um projeto orientado para valorização e proteção do território. Este pulmão verde da Área Metropolitana do Porto visa igualmente promover a oferta turística da região que, por estar tão próxima da cidade do Porto, tem um potencial que está longe de ser concretizado.

É um projeto geracional, que se vai desenvolver ao longo de décadas e que prevê a requalificação de uma vasta área de cerca de 6 mil hectares, mas que lança desde já as bases da criação de uma unidade para a região. É a concretização da ideia antiga da criação de um parque nas serras a nascente da cidade do Porto. Fonte: C.M.Gondomar

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta