Museu do Oriente celebra 8º aniversário com semana de actividades gratuitas

0

Inaugurado a 8 de Maio de 2008, o Museu do Oriente celebra o 8º aniversário com um programa comemorativo, inteiramente gratuito, de 1 a 8 de Maio. Para públicos de todas as idades e interesses, as actividades incluem concertos, demonstrações, ateliês para famílias, visitas comentadas, conferências e um ciclo de filmes, entre outras.
Apostando na diversidade e numa dinâmica participativa, o objectivo é proporcionar oportunidades de descoberta e experiência das várias culturas representadas no Museu do Oriente, numa atmosfera festiva e de partilha. Assim, as mais de trinta actividades programadas levam os participantes num périplo com passagem pela Indonésia, através das melodias do gamelão de Java para ouvir e tocar; pela China da dinastia Ming e da cerimónia do chá zen, para assistir ao vivo comentada por um monge budista; pelo Japão ancestral dos samurais e da arte marcial do Iaido; pela Índia, nos acordes do sitar ou dos movimentos de uma bailarina Bharatanatyam que nos surpreenderá nas salas do Museu.
Esta diversidade espelha ainda as vertentes complementares da actuação do Museu que, desde a sua abertura, articula exposições, artes performativas e actividades de cariz formativo e educativo, em torno da missão de comunicar a herança das relações entre Portugal e a Ásia, ao longo de cinco séculos.
Para dar a conhecer este projecto em detalhe, terão ainda lugar a conferência “Museu do Oriente: visão, colecção e construção” [1 Maio, 17.30] e a visita “Kwok On: uma colecção viva” [1Maio, 15.00], que passa pelas reservas, espaço raramente aberto ao público.
Os dias mais intensos do programa, onde se concentra o maior número de actividades, são também de entrada gratuita no Museu: domingos, 1 e 8 de Maio. Durante a semana destacam-se “As Relações Humanas”, ciclo de filmes japoneses da actualidade, inéditos em Portugal [2 a 5 Maio], e o concerto “Sinfonia de Dialetos com Música Oriental” [6 Maio].
As celebrações do 8º aniversário do Museu do Oriente inspiram-se na crença chinesa em torno do oito, considerado um número de sorte, prosperidade e sucesso. Com este programa comemorativo, o Museu partilha os bons auspícios da data com os visitantes, que poderão participar no “Mural dos Desejos”, uma instalação feita de pequenas placas decoradas, onde cada pessoa poderá formular o seu desejo.
No dia 8 de Maio, os visitantes dispõem ainda de um serviço especial gratuito de Tuk Tuk de e para o Museu. O percurso faz-se entre a Praça do Comércio e Belém, com paragem no Museu em ambos os sentidos. O veículo, da 2 bee tours, pode ser identificado pela decoração exterior.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta